Primeiro um pouco de História…

No mês de junho, desde 1970, ocorrem manifestações políticas sobre o Orgulho LGBTQIA+. Hoje isso é muito perceptível nas redes sociais também, mas você sabe o que causou essa movimentação política que repercute até hoje em nossa sociedade?

Para entendermos melhor essa história, precisamos voltar no século passado. As pessoas da comunidade gay, hoje conhecida como comunidade LGBTQIA+, sofriam com constantes prisões arbitrárias ao frequentar ambientes que, discretamente, eram direcionados a esse público.

Esse também era o motivo pelo qual esses raros locais acabavam sendo alvos constantes de batidas policiais, o que normalmente, com o tempo, resultava no fechamento do local.

Nesse contexto, em 1966, o bar Stonewall Inn, localizado em Nova York, foi transformado em um negócio exclusivo para esta comunidade.

Homens gays, drag queens, mulheres lésbicas, transexuais e travestis logo transformaram o bar em um ambiente de festas. Encontros entre amigos e a disponibilidade das pessoas para paquerar eram um atrativo para essa comunidade que vivia escondida em seus armários.

Em uma terça-feira, no dia 28 de junho de 1969, mais uma vez a polícia apareceu, ligou as luzes e começou a rotina de checagem de documentos.

Muitas vezes fazendo uso da violência, as atitudes dos policiais desencadearam uma reação inesperada, algo que nunca havia acontecido até então: os frequentadores do bar se rebelaram contra a repressão que sofreram.

Jogando pedras e objetos para se defender dos ataques policiais, mas também dançando e entoando gritos e cantos de protesto contra as repressões que sofreram por anos.

A comunidade caminhou e confrontou os policiais pelas ruas durante dois dias pedindo por direitos igualitários, para que pudessem ser livres para amar quem quisessem sem sofrerem punições por isso.

E no Brasil?

No Brasil, uma situação semelhante aconteceu em 13 de junho de 1980 no centro de São Paulo.

1.500 gays, travestis e prostitutas foram detidos, isso fez com que 500 pessoas fossem até o Teatro Municipal protestar contra essas prisões arbitrárias.

Essa é a história por trás de toda a movimentação que ocorre no mês de Junho em todo o mundo. Hoje movimenta não só militantes, mas também diversas empresas ao redor do mundo. Criou-se slogans e repensam suas logos, usualmente para incluir as cores da bandeira LGBTQIA+.

Como as empresas podem contribuir para a visibilidade da comunidade?

Para além das atitudes úteis e bem criativas para dar visibilidade a comunidade, é também preciso contribuir de alguma forma efetiva com essas pessoas. Muitas vezes elas se encontram em estado de vulnerabilidade por diversas questões complexas de nossa sociedade.

Por exemplo, as doações nem sempre precisam ser em dinheiro, para fundações e ONGs que tenham relação com o movimento.

Além disso, sua marca não usará uma política séria apenas como forma de arrecadar dinheiro e conquistar mais público, mas muito mais que isso, sua visibilidade e influência será parceira ativamente da comunidade.

Não só contribuindo para dar voz a essas pessoas, mas também dando novas oportunidades para pessoas que comumente são expulsas de casa e perdem tudo.

Além dessas atitudes, é também possível criar conteúdos conscientizadores, que contribuam para informar as pessoas sobre as pautas de lutas diárias do movimento.

Em conclusão, é possível criar uma sociedade mais saudável e tolerante que reflita na sua empresa e/ou nas redes sociais da sua marca.