Sabemos que, com o avanço das tecnologias, cada vez mais precisamos nos adaptar, mudar velhos hábitos e até criar novos.

Sendo o Youtube uma grande ferramenta de comunicação é quase impossível a sua marca ignorá-lo.

Por mais que pareça fácil fazer um vídeo quando o assistimos pronto, não é.

Tudo precisa ser bem planejado, roteirizado e executado para que o resultado seja satisfatório, e na maioria das vezes, tem mais de uma pessoa envolvida nesse processo.

Tenha foco no objetivo do conteúdo

Além dessa questão da produção, uma outra preocupação deve ser com o objetivo desse vídeo.

Afinal, o que você quer com esse vídeo? Vender mais, educar seu público ou informar sobre algo específico da sua marca.

Portanto, é importante que você tenha um objetivo claro na hora de decidir que tipo de vídeo será feito. Algumas opções são:

  • Vídeo institucional: tem o objetivo de apresentar a empresa e seu posicionamento no mercado, sem destacar nenhum produto ou serviço;
  •  Comercial: apresentar como um produto ou serviço funciona, seus diferenciais frente aos seus concorrentes e qualidades;
  • Educativo: costuma ensinar alguma coisa para o público, como um conceito ou habilidade;
  • Case: são vídeos-relatos de casos de sucesso que a sua empresa contribui para alcançar os objetivos do cliente
  • FAQ vídeo: são vídeos para responder perguntas frequentes que clientes costumam fazer sobre determinado produto ou serviço prestado;
  • Demonstração de produto: os vídeos de demonstração mostram ao público como sua solução (produto ou serviço) funciona e quais os problemas que ele resolve;
  • Vlog: é um tipo de vídeo que retrata o cotidiano de uma pessoa, principalmente por criadores de conteúdo, ou uma marca.

Seja qual for a necessidade da sua marca, é preciso pensar e planejar dentre as opções qual é a melhor forma de usar o audiovisual para alcançar seu objetivo.

Assim, você faz uso de uma ferramenta já muito difundida de uma forma que possa fugir do esperado, mas também corresponder às necessidades da sua marca.

Está pronto para inovar na produção de conteúdo através de vídeos?