Houve um buzz muito grande sobre o futuro dos criadores e marcas no Instagram, depois que Adam Mosseri, head da plataforma, anunciar que o Instagram dará mais destaque aos conteúdos em formato de vídeo.
Será que criadores e marcas precisariam mudar de rede ou o formato do conteúdo? Uma vez que estes dominam a produção de conteúdos estáticos para feed na rede social
Mas calma, não há motivos para você entrar em pânico!
O que foi dito?
Mosseri declarou que o aumento do interesse do público por conteúdos em formato de vídeos curtos como o do concorrente Tik Tok, foi um dos fatores predominantes para a tomada de decisão em mudar a experiência do usuário na plataforma.
Além disso, outro fator foi a constatação por pesquisa de que os usuários consideram o Instagram uma plataforma de entretenimento!
O que isso significa?
A especialista Simone Bispo afirma que certamente o “isolamento social” afetou diretamente as relações de comunicação entre os usuários (amigos e família), e consumo de bens, serviços e informações (marcas e criadores).
Sendo assim, antes mesmo que a plataforma decidisse mudar a experiência, os usuários já demonstravam a mudança de interesses.
O que muda?
Com os dados em mãos, o Instagram decidiu dar prioridade ao que o público mais tem usado, por exemplo:
- Mensagens diretas;
- Conteúdos em formato de vídeos curtos;
- Sugestão de novas contas direto na timeline;
- Shopping;
O que isso representa para a sua marca?
É momento de adaptação!
As marcas sobreviveram no Digital ao fim do Orkut, o esvaziamento do Facebook, ao boom do Youtube e muito mais.
Agora devem começar a pensar estratégias criativas, tornar-se relevante e estabelecer boas relações com criadores de conteúdo para atrair e manter a atenção do público.
Criadores de conteúdo
Eu falo bastante sobre como a parceria entre um criador e uma marca pode gerar bons resultados!
No atual momento, eles serão os principais responsáveis em audiência para a sua marca, uma vez que produzem conteúdos diversos, conhecem o próprio público e sabem como alcançá-los.