Por que pesquisar antes de escolher um influenciador? Eu tenho pensado bastante sobre como eu posso ajudar a sua marca a obter sucesso quando decidir ser a hora de contratar um criador de conteúdo para promover o seu serviço ou produto.

Uma das primeiras e mais fundamentais etapas para que essa possível parceria seja um sucesso, é a pesquisa de mercado!

É aqui onde você vai encontrar as respostas para guiar esta parceria: conhecendo o público, os números e os relacionamentos que os criadores de conteúdo estabelecem junto aos seus seguidores.

Conheça o público.

Você pode solicitar ao criador ou a agência que o representa números estatísticos relacionados a idade, gênero, localidade, entre outros aspectos, do público que segue o criador.

Assim você conseguirá descobrir os pontos em comum entre o que a sua marca busca e o que o influenciador tem a oferecer.

Faça um levantamento quantitativo.

MUITO além do número de seguidores, você deve analisar as métricas deste criador nas redes sociais com as quais ele trabalha.

Os criadores de conteúdo geralmente possuem mais de uma rede social, mas quase sempre uma delas prevalece. Se você já sabe qual rede social você quer priorizar, busque criadores que sejam autoridades na plataforma escolhida.

Analise o engajamento, o alcance, as visualizações e interações nos stories. Se possível, analise os números de outras campanhas. Será bom para entender o poder de conversão que este influenciador possui.

Analise a qualidade do relacionamento.

O poder de influência é um conceito abstrato, não dá para medi-lo em números. No entanto, podemos analisar a postura, a linguagem, a inovação e criatividade do Creator.

Você pode e deve analisar os comentários entendendo a dinâmica de relacionamento do criador com o público e também ficar sabendo se a aceitação do influenciador é positiva ou não.

Não existe uma fórmula certa para iniciar uma parceria, mas ter em mãos estas informações serão úteis para quando você e o criador de conteúdo forem dar o próximo passo juntos.