Prontos para conferir 5 motivos para apostar no Marketing de influência? Certamente a essa altura do campeonato, as marcas já tenham se convencido de que o marketing de influência não é mais só uma “febre”, uma tendência passageira.

Enquanto isso os criadores de conteúdo abraçaram a internet como profissão e não estão pensando em trocar de carreira. Eles vieram para ficar!

O marketing de influência é um dos segmentos mais promissores do marketing digital. De acordo com um estudo realizado pelo Collective Bias, 30% dos consumidores se sentem influenciados a efetuar uma compra após ouvir uma recomendação positiva de um criador de conteúdo.

Outro dado, dessa vez uma pesquisa realizada pelo Influencer Market Hub, aponta que o ROI (retorno sobre investimento) gira em torno de 7,65 dólares para cada dólar empregado no marketing de influência. E, talvez esses números consigam explicar o porquê de tantas marcas estarem buscando atrelar sua imagem a imagem de um criador de conteúdo.

Eu tenho para mim…

Que um dos maiores benefícios que uma marca pode tirar de uma parceria com um creator é a representatividade. Eu te explico: marcas não tem audiência, porque pessoas se conectam com pessoas, não com objetos. Os criadores de conteúdo vêm suprir essa “falta” de conexão que as marcas não conseguem estabelecer com seus consumidores.

As marcas querem que saibamos que elas existem, mas elas têm dificuldade em se relacionar e estabelecer uma comunicação ativa com seus consumidores e, por consequência, não conseguem atingir públicos tão específicos. Daí a importância da representatividade, conferida por um criador de conteúdo.

As marcas desejam encontrar pessoas que representam vínculos com os seus valores, dentro de uma jornada de consumo. Por isso, elas precisam conseguir identificar em que momento dessa jornada o consumidor se encontra: saber que a marca existe; saber se é uma marca confiável ou não; ou se já está em momento de decisão de compra.

Mas, como obter essas informações?

Como estabelecer a comunicação necessária para “existir” nas redes sociais?  O empreendedor precisa humanizar a marca para suprir essa falta, personalizando a marca ou trazendo um criador de conteúdo.

O criador de conteúdo vai gerar representatividade para a marca e atuar em 3 pilares: construir branding, aumentar o valor de marca, e converter vendas. A espontaneidade e o storytelling dos criadores de conteúdo são dois dos motivos que mais prendem a atenção da audiência e despertam o interesse das marcas.

E a melhor parte disso tudo é o crescimento mútuo. Com o marketing de influência, marca e criadores crescem juntos e se beneficiam mutuamente dos frutos dessa parceria.

Mas vamos ao que realmente interessa: o motivo de você estar lendo este artigo até agora.

Quais são os reais benefícios do marketing de influência?

Motivo 1: Os criadores de conteúdo ajudam a sua marca a se tornar mais conhecida

Os usuários das redes sociais podem aprender muito sobre a sua marca, sua história, produtos e/ou serviços através dos criadores. Além disso, eles podem trazer visibilidade para a marca e gerar tráfego para seu site.

Os anúncios pagos podem ser um inconveniente para o público, por tanto, um criador de conteúdo apresentando uma marca ou produto, espontaneamente, pode ser uma forma de publicidade menos invasiva.

Motivo 2: Os criadores de conteúdo ajudam a sua marca a construir um relacionamento de confiança

Quando um criador de conteúdo especializado no nicho de mercado que o seu empreendimento atua fala sobre o seu produto/serviço, ele lhe confere status de marca confiável, com credibilidade.

Ou seja, é importante lembrar que construir confiança e autoridade é fundamental para haver a tão falada  “conexão” no universo digital.

Motivo 3: Eles conseguem se conectar com o público certo

As gerações Y e Z são os novos consumidores do momento. Esse é o grupo demográfico que mais têm crescido nos últimos anos. Sem muito esforço, os criadores conseguem se comunicar com essa galera e influenciar suas decisões de compra.

É uma tendência natural, uma vez que parte do próprio público buscar pelas opiniões dos criadores de conteúdo especializado, na hora de decidir em qual produto ou marca investir seu dinheiro.

Motivo 4: Os criadores de conteúdo são capazes de ajudar as marcas a encontrar novos produtos para lançar no mercado

Isso é possível porque o criador de conteúdo está em sintonia com o público e consegue identificar suas principais dificuldades e carências, trazendo essas informações até as marcas, para que elas tenham a chance de oferecer uma solução para os problemas dos consumidores.

Eles são excelentes geradores de lead (introduzir o desejo ou interesse por um produto) e, por isso, também são ótimos em gerar conversão. Segundo o Influencer Marketing Agency, pelo menos 40% das pessoas afirmam terem realizado uma compra endossada por um criador de conteúdo digital.

Motivo 5: Relacionamento a longo prazo entre Marca-Creator passa confiança

Ao construir um relacionamento a longo prazo entre uma marca e um criador de conteúdo, a marca consegue estabelecer uma relação de confiança com o público, baseada estrategicamente nesse relacionamento com o criador.

Mais importante, é saber que essa confiança leva tempo para ser construída, mas depois de alcançada, a fidelidade do público com a marca dificilmente será interrompida.

Hoje, segundo o IMA, 37% dos criadores de conteúdo dão preferência a um relacionamento de longo prazo com uma marca, em detrimento de parcerias esporádicas.

Concluindo

Em conclusão, basicamente o marketing de influência é mais que apenas branding. Acima de tudo, aqui sua marca encontrará possibilidades de crescimento, fixação, além de conquistar autoridade, podendo exercer liderança e influência sobre a jornada de consumo de seu público consumidor em potencial.