Campanha de nicho: porque as marcas estão trocando embaixadores por campanhas cada vez mais específicas?

Contratar um criador de conteúdo especializado como embaixador da sua marca é uma estratégia muito lucrativa, mas também muito custosa. Não digo isso pelos investimentos em dinheiro, mas pela necessidade de realizar uma escolha extremamente minuciosa.

Dá trabalho encontrar alguém a cara da sua marca, que a represente tão bem e a relação entre vocês seja lucrativa para ambas as partes.

3 Coisas para prestar muita atenção antes de contratar um embaixador:

  • Esta personalidade vai te acompanhar por bastante tempo. Por isso, além de se preocupar com a imagem da sua empresa, se preocupe também com a imagem de quem você deseja atrelar à sua marca.
  • Apostar em nomes que estão em alta no momento pode ser uma escolha delicada. A dica é escolher as que possuam consistência, ou seja, pessoas que o público conhece, confia e que tenha uma imagem sólida e um histórico pautado por pontos-chave que representam a mensagem que sua marca deseja passar.
  • Não se prenda a celebridades caríssimas na hora da escolha do seu brand ambassador. Certamente há um criador de conteúdo com uma comunidade fortalecida e que se encaixa com os ideais da sua marca, que é o que realmente importa na hora dessa escolha: alinhamento de valores entre embaixador e marca.

Achei complicado. Tem outra opção?

Muitos empreendedores optam por não contratar embaixadores por receio ou dificuldade de encontrar um Creator que dê o match perfeito com a sua marca. As marcas têm trabalhado cada vez menos com embaixadores e mais com perfis de campanha!

Em contrapartida, apostar em campanhas de marketing de nicho é uma escolha/troca muito sábia, já que é bom para marca.

Pois, consegue segmentar melhor e dialogar diretamente com aquele público específico, sem desperdiçar recursos, uma vez que fala diretamente com quem realmente interessa enquanto público consumidor em potencial.

A internet é uma mídia direta e, para dialogar com grupos específicos, as campanhas de marketing buscam por personalidades com nichos, para as marcas estarem cada vez mais por dentro dos padrões de consumo do público daquele segmento.

O marketing de nicho pode ser associado a outras estratégias de marketing, para melhorar ainda mais a qualidade da segmentação que você tem buscado. Ou seja, você não precisa escolher entre uma coisa ou outra, e pode ainda manter o embaixador da sua marca, caso a parceria esteja atendendo às expectativas da campanha.

O empreendedor tem uma visão mais ampliada e, ao mesmo tempo, mais próxima da realidade do mercado que ele busca atingir, quando o marketing de nicho é associado a outras estratégias

Como aplicar?

Existem muitas possibilidades, uma vez que o marketing de nicho pode e deve vir acompanhado de outras estratégias. Por exemplo, mesclar junto ao Inbound e Marketing Content (marketing de conteúdo).

Isso significa que a marca deve se permear no universo digital, através das redes sociais, blogs, podcasts, youtube, oferecendo conteúdos de qualidade, altamente segmentados. Ou seja, esse conteúdo deve dialogar muito bem com o microgrupo desejado.

Esse conteúdo segmentado deve vir acompanhado de soluções para os problemas que foram previamente identificados dentro dos grupos de nicho.

Acompanhe o desenvolver do mercado, seja através de pesquisas, métricas, ou o que funcionar melhor para você. Quanto mais inteirado do que rola no seu nicho, mais você conhece seu micropúblico, enquanto aprimora suas estratégias.