In Brand We Trust: Porque as marcas precisam da confiança do público? Não dá para começar esse assunto sem mencionar o impacto que a pandemia causou nos padrões de consumo no mundo todo, mas especialmente no Brasil.

No último ano houve um crescimento de 6 pontos no consumo de novas marcas, motivado por como a marca tem se portado com inovação e sido empática diante da pandemia, segundo levantamento da Edelman Brasil.

Da mesma forma que, 41% dos brasileiros convenceram alguém próximo a deixar de consumir de uma marca em virtude da postura negativa adotada frente à pandemia.

A pandemia não só acelerou tendências de consumo, como também evidenciou que o público consumidor recusa cada vez mais as investidas publicitárias. Priorizando imprensa, amigos e/ou pessoas comuns, autoridades no assunto e especialistas de marca como fontes confiáveis.

Segundo pesquisadores financeiros da AMO Strategic Advisors, mais de ⅓ do valor de mercado de uma empresa está totalmente dependente de sua reputação, principalmente se levarmos em conta o novo cenário, indissociável do Digital.

Na internet, qualquer consumidor pode opinar sobre uma marca ou produto, além de consultar a opinião de outros consumidores. E a opinião de um semelhante sobre uma marca é mais importante e poderosa do que a de um especialista ou superior.

Como as marcas estão atuando?

As marcas se aproximam dos criadores de conteúdo e buscam demonstrar seu valor na vida das pessoas, atuando como agentes de sentido, promovendo o empoderamento de compra e dando visibilidade às questões e problemas do público.

Certamente a confiança nas marcas hoje em dia vai muito além de se um produto funciona e é acessível para o consumidor.

Ele vê no creator alguém com quem se assemelha e confia, o creator empresta essa confiança à marca quando decidem desenvolver uma parceria.

De acordo com a ETB, confiança na marca é o 3º elemento que interfere na decisão de compra, perdendo apenas para preço e reputação.

Segundo o mesmo relatório, a confiança na marca também possui influência quanto à fidelização do cliente, ficando atrás novamente do preço e de como a empresa se posiciona em relação aos seus clientes.

Honestidade e empatia são fundamentais para a construção da confiança

O fato é que o objetivo principal de uma empresa é o lucro!

Nesse novo cenário, Digital e pandêmico, se sobressai e lucra mais a empresa que consegue se mostrar indispensável na vida do consumidor, tornando evidente as soluções que ela traz para os problemas que eles enfrentam.

  • Capacidade percebida: seja aberto e honesto ao que você oferece e o quanto o seu produto é capaz de representar solução real para as pessoas.
  • Benevolência percebida: seja inclusivo e respeitoso com o seu público, lembrando sempre de o ser com integridade e verdade. Confiança não se compra, se conquista.
  • Integridade percebida: cuide de seus clientes e demonstre o quanto vocês são parecidos. Demonstre que as suas causas e valores vão ao encontro com as dele.

Esteja atento ao modo como sua marca se apresenta e se posiciona junto ao consumidor. De que modo ela se relaciona com ele, e no quanto você pode compreendê-lo e demonstrar empatia com suas questões.