Audiência qualificada: seguidores conscientes e consumidores exigentes

Os seguidores estão cada vez mais conscientes e os consumidores mais exigentes? O termo “audiência qualificada” é muito recorrente no meio do marketing de influência. Isso porque essa configura-se num dos mais potentes grupos consumidores em potencial.

A audiência qualificada é aquela que é exigente quanto ao conteúdo que assiste, e mais exigente ainda quanto ao produto que consome ou pretende consumir.

Essa qualificação, esse nível de exigência, só é possível por intermédio de um bom criador de conteúdo especializado.

Um criador de conteúdo segmentado é considerado uma autoridade no assunto porque consegue elevar seu conteúdo a um nível técnico, e ainda despertar na audiência o engajamento para o debate.

Isso significa que, a partir de conteúdos verídicos, bem fundamentados, o criador de conteúdo consegue educar e instruir o seu público, ensinando algo novo e elevando a consciência do seguidor sobre determinado assunto.

Logo, esse público se qualifica, deixa de consumir conteúdos vagos e de comprar de marcas nas quais não confia, porque agora, ele próprio é capaz de identificar por si a qualidade das coisas. Ele foi muito bem instruído pelo criador de conteúdo favorito dele.

E é exatamente por isso que as marcas buscam tanto por criadores de conteúdo cujo público possua essa qualificação. Se um consumidor exigente está comprando de você é porque o seu produto é, de fato, ótimo.

Mas, como as marcas vão saber se a audiência é realmente qualificada?

A equipe de marketing tem um trabalho de detalhes para analisar,  conhecer o conteúdo do criador que a marca está estudando, além disso, saber se é mesmo um bom conteúdo, alinhado aos interesses da marca,

Primeiro, precisamos deixar de olhar para o número de seguidores, já que estamos falando de qualidade e não de quantidade. Conferir credibilidade a um criador de conteúdo simplesmente baseado no número de seguidores/inscritos é ultrapassado.

As métricas ainda continuam sendo números importantes, mas também não são prioridade neste caso.

Você, sua equipe, sua marca, precisam estar de olho nas interações. O que as pessoas estão comentando sobre este post? Elas estão falando sobre o criador ou estão realmente interagindo com o conteúdo apresentado?

A audiência está interessada no conteúdo? Ela está conseguindo absorver e aprender algo com o conteúdo desse criador? Tá rolando algum debate sobre o tema?

Fraude de interações

Outra análise prévia que sua marca precisa fazer antes de propor alguma parceria para o criador de conteúdo é se as interações, por mais reais que pareçam, são realmente genuínas.

A audiência qualificada precisa ser autêntica!

Hoje, muitos criadores apostam nos chamados grupos de engajamento, onde outros criadores se comprometem entre si a interagirem nos posts uns dos outros para gerar um engajamento positivo. E, não é porque um comentário parece realmente qualificado e entendido do assunto que ele o seja de fato.

Procure saber se são sempre as mesmas pessoas comentando em todos os posts. Busque entender se essas pessoas recorrentes são super interessadas no conteúdo do creator ou se só estão cumprindo tabela de grupos de engajamento.

Vender para quem realmente conhece o seu produto será sempre a melhor propaganda.