Se ainda não sabe, vamos falar sobre tudo isso nesse artigo!

Para começarmos, vamos entender do que se trata o brand awareness e  porque ele é tão importante para o seu negócio.

Em tradução livre, brand awareness pode ser entendido como consciência de marca. Esta é uma métrica que mede o quanto a sua marca é conhecida entre o público consumidor, e tem seu processo associado também ao reconhecimento de marca.

Podemos entender dessa forma: com o aumento da consciência de marca, é possível reforçar o reconhecimento de marca. Ou seja, quanto mais o público souber sobre a sua marca, mais facilmente o público vai se associar a ela.

Basicamente, ao apostar no desenvolvimento da consciência de marca, você se torna reconhecido no mercado e se fortalece junto ao público consumidor. Uma vez que há aumento significativo da credibilidade de sua marca a partir de como o público a enxerga.

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela MediaKix, a meta mais buscada pela maioria das empresas em suas campanhas de marketing era o ganho de consciência de marca.

Entre outros benefícios da aposta no marketing de brand awareness estão:

Aumentar o alcance da mensagem: para quais problemas do cotidiano do consumidor a sua empresa apresenta soluções? Quanto mais as pessoas souberem sobre os seus produtos, mais chance de eles serem a primeira opção de compra.

Fortalecimento de marca: Seguindo a linha do item anterior, quanto mais forte for  mensagem da sua marca junto ao público, mais facilmente elas identificarão o seu produto. Uma marca forte comumente se torna sinônimo dos produtos que comercializa. É o exemplo da Olympikus, que comercializa vários produtos, mas geralmente é associada aos tênis de corrida de alta performance.

Maior poder de conversão: uma marca fortalecida junto ao público, com mensagens claras e produtos bem divulgados é uma marca que se encontrará no topo da lista do consumidor quando ele decidir fazer uma compra. É o motivo pelo qual ele deve comprar de você e não do concorrente.

Mas e o Marketing de Influência?

Você sabe onde e como as parcerias com criadores de conteúdo podem ajudar a aumentar o seu brand awareness? O primeiro passo é saber como escolher o criador de conteúdo certo para as necessidades da sua campanha. Você pode entender melhor como realizar essa escolha com assertividade neste outro texto (inserir link para o texto “Como escolher um criador de conteúdo para a sua marca”) que preparamos.

Entendemos que a consistência de uma marca – o que ela tem enquanto valores, missão e visão para o empreendimento – é o que a faz se tornar reconhecível e confiável junto ao público. Um criador de conteúdo tem poder para transmitir esses elementos para o público, uma vez que sua imagem possui credibilidade junto ao público cativo.

Mas não basta que o creator seja influente. Acima de tudo, precisa se atentar de quão bem essa pessoa poderá representar sua marca, o quão alinhado ele está em relação aos seus valores. Quanto maior esse alinhamento, maior a chance de interessedo publico em ouvir o que o creator tem a dizer sobre a sua marca.

Imagine o constrangimento do público ao assistir o seu criador de conteúdo favorito falar sobre um produto ou serviço que ele claramente não consome? Imagine a repercussão entre o público consumidor.

Muitas marcas erram ao priorizar o criador mais conhecido, em detrimento do criador mais especializado no assunto. Não se engane: o público consumidor sabe reconhecer uma publicidade mal feita, que deixa de representar tanto a identidade do criador, quanto a mensagem da marca.

Parcerias a longo prazo

Parece quase óbvio que parcerias mais duradouras com criadores de conteúdo especializado têm um poder maior de conversão do que parcerias esporádicas com criadores de conteúdo que abrangem públicos muito variados.

Como já sabemos, os criadores de conteúdo especializado possuem uma audiência mais qualificada. O que significa que os públicos desses creators são mais exigentes e podem reconhecer mais facilmente os benefícios que sua marca oferece, uma vez que a informação vem de uma fonte que é uma força positiva nas redes sociais. Ou seja, uma fonte que tem o respeito de um público que deseja ouvi-lo.

É com parcerias duradouras que a marca consegue efetivamente dispersar a sua  mensagem, destacando quais pontos a diferenciam da concorrência. O criador de conteúdo especializado possui conhecimentos técnicos e sabe transmiti-los ao público de maneira acessível. Ele será capaz de demonstrar o que diferencia você, seu produto ou serviço, dos demais.

Instagram

Mais recentemente o universo das redes sociais foi bombardeado com declarações do head do Instagram, Adam Mosseri, trazendo algumas considerações sobre o futuro do conteúdo e também das marcas na plataforma.

Certamente, um dos pontos levantados por Mosseri é que as marcas precisarão inovar para atingir o público com criatividade e bom humor. O brand awareness associado ao marketing e influência pode ser a chave para que os empreendimentos se consolidem cada vez mais no Digital.

Para que sua marca se torne identificável on-line, o humor tem sido a aposta de muitos. Respeitar a liberdade criativa do criador de conteúdo, dentro dos limites do aceitável, poderá resultar na conquista de espaços, além de trazer o reforço positivo que as marcas procuram.