Estamos vivenciando a nova era dos conteúdos de vídeo online, e, é claro, que certamente o Youtube tem tudo a ver com isso.

Uma recente pesquisa etnográfica realizada pelo Google em parceria com a agência OMG nos EUA, identificou alguns elementos que têm favorecido o aumento do consumo de conteúdo por vídeo online.

A TV a cabo está sendo deixada de lado, uma vez que, na internet, os criadores de conteúdo abordam uma gama muito maior de assuntos e os apresentam de maneira muito mais atrativa e descontraída do que as mídias tradicionais.

Esses elementos, ou tendências-chave, como pontua a pesquisa, são:

Empoderamento

A liberdade de escolher o que quer assistir, e quando quer assistir. Além disso, o empoderamento também pode ser sentido através dos conteúdos informativos e educativos.

Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados consultam o Youtube quando querem aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade.

Veja bem: o Canal Eu Testei é um canal que investe em apresentação e testes de novos produtos, com o objetivo de ajudar o público a realizar compras melhores. Esse tipo de conteúdo se torna empoderador, porque educa o público e o incentiva a emancipar as próprias escolhas de compra.

Comunidade

A internet é capaz de nos conectar com o mundo todo, literalmente. Por isso, é muito mais fácil encontrar pessoas e criadores que tenham interesses e bandeiras semelhantes às nossas. Mais da metade dos usuários apontam que é no Youtube onde elas encontram mais conteúdos sobre pautas sociais e culturais.

É possível encontrar na internet uma comunidade totalmente segmentada com a qual se possa conectar, como por exemplo, o The Vict.

Um dos principais canais brasileiros que fomentam discussões a respeito da cultura sneaker e street, o The Vict produz conteúdos muito segmentados. O canal mergulha de cabeça no universo dos tênis, indo muito além de reviews e lançamentos de produtos. Ao oferecer conteúdos educativos e informativos para o público, o canal apresenta e imerge o público na subcultura, trazendo os inscritos para dentro da comunidade.

Felicidade

Os vídeos online são poderosos fomentadores de inspiração e felicidade para pelo menos 80% dos usuários da plataforma. Conteúdos motivacionais são muito procurados pelos usuários do Youtube, uma vez que são versáteis e hiper-pessoais, facilitando a identificação do público entre suas vidas e necessidades com o que se busca assistir online.

Essa necessidade de conexão, que resulta nessa sensação de felicidade, pode ser absorvida através de conteúdos inspiradores e motivacionais como os produzidos por Eduardo Suzuki e Valery Melo, o casal responsável pelo canal Tênis Certo no Youtube.

Eles também são responsáveis por parte da fonte de inspiração diária que os corredores de rua buscam para se manterem focados no esporte. Além disso, criam o senso de comunidade entre seus seguidores.

Dessa forma, o Tênis Certo deixa de ser apenas um canal de review de produtos e passa a se posicionar como estimulador do público que deseja começar ou se manter na corrida de rua.

Pandemia

O isolamento social mudou consideravelmente as relações e comportamentos sociais, como resultado impactou diretamente no modo como os usuários interagem com a plataforma. Mais de 80% dos usuários começaram a buscar no Youtube maneiras de aprender ou começar algo totalmente novo.

Deste modo, podemos concluir que os criadores de conteúdo de vídeos online estão mais em alta do que nunca. Com conteúdos especializados e o senso de comunidade estabelecido, os youtubers são uma aposta certeira para as marcas que estejam buscando reconhecimento e propagação da consciência de marca.

Quer entender mais sobre o assunto? Você pode consultar nosso conteúdo sobre comunidade de marca e nosso guia para escolher o criador de conteúdo ideal para a sua marca.