Por que ter um Embaixador de marca pode ajudar o seu negócio?

Você já deve ter ouvido falar em brand ambassador, ou embaixador de marca, por aí, certo? Mas, você sabe do que se trata, quais são as atribuições do embaixador, e o que esperar desse modelo de parceria? A Dagaz te explica.

O embaixador de marca, comumente uma presença relevante nas redes sociais, é uma personalidade (não necessariamente uma celebridade) que vai representar a sua marca e levar sua mensagem, seus valores, posicionamentos, e as soluções que sua marca apresenta, diretamente ao público.

Por já ter familiaridade com a produção de conteúdos para internet, o embaixador de marca consegue transmitir a mensagem da empresa com clareza e objetividade. E como resultado, atinge o público alvo com mais sucesso do que a própria marca em suas redes sociais oficiais.

Isso porque, segundo pesquisa do In Brand We Trust, a confiança dos brasileiros no que é dito diretamente pelas marcas está cada dia menor. Só 36% dos brasileiros confiam nas marcas, contra 58% que afirmam que confiar numa marca é fator decisivo na hora da compra. Ou seja, a conta não fecha, não é mesmo?

Por onde começar?

O primeiro passo é de responsabilidade exclusiva da empresa: definir as estratégias da campanha. Aí sim será momento de buscar por possíveis embaixadores, com base no alinhamento que ele possui tanto com os valores da marca quanto com suas estratégias atuais

Outro passo importante é definir os objetivos: seja aumentar as vendas, conquistar novos clientes/seguidores, ou engajar a audiência.

Faça uma escolha assertiva

O embaixador não é garoto propaganda, seu papel é muito mais profundo. O embaixador deve se conectar de fato com a marca, trazendo-a para seus discursos de rotina.

Você deve se atentar a três pilares: autoridade, engajamento e perfil. A autoridade do embaixador sobre os temas pertinentes à sua marca vai garantir um alto padrão, em nível técnico, na hora de apresentar sua campanha para o público. O embaixador que é engajado nas redes sociais vai ajudar a sua marca a alcançar a aceitação pública que deseja.

Já o perfil deve ser considerado adequado quando há interesses em comum entre o futuro parceiro e a marca em questão, devendo ser considerados ainda o segmento de mercado de ambos (ex: empresa de cosméticos busca parceria com criadores de conteúdo de beleza) e o território de domínio (desde a localidade de residência do criador, até a ou as plataformas da internet onde este criador é relevante).

E os benefícios?

Em primeiro lugar, como já havíamos dito, o embaixador de marca deve ser alguém que consiga transmitir a mensagem do empreendimento ao público, sem que haja ruídos na comunicação. A clareza e a objetividade são muito importantes quando se tem como intenção fazer com que o público consumidor conheça as suas propostas.

O embaixador, ao fazer essa ponte entre marca e o público, humaniza e pessoaliza a marca. Fator este que tem se mostrado muito mais relevante do que grandes campanhas publicitárias, ao modo tradicional. Assim, o parceiro da sua marca também contribui para que a empresa sustente uma imagem saudável e positiva.

O brand ambassador ideal pode contribuir com a sua marca de muitas maneiras. Veja só:

  • Humanizam a marca: o consumidor tem predileção por marcas que tenham um “rosto”, especialmente alguém com quem ele se identifica e que seja acessível.
  • Fortalecem a equipe de marketing: Quando o criador, seu embaixador, avalia bem a marca, ele é capaz de mudar a percepção do público sobre ela.
  • Têm poder de conversão: criadores de conteúdo especializado são capazes de converter os seguidores dele em potenciais consumidores para a sua marca. Além disso, poder ajudar a abrir novos mercados, expandindo o alcance e atuação da marca.
  • São amigos dos seus clientes: público vê na figura do embaixador alguém em quem podem confiar na opinião sincera e honesta, influenciando positivamente na decisão de compra.
  • São solucionadores de problemas: por serem próximos do público, os embaixadores conseguem receber feedbacks mais honestos por parte do consumidor. Se algo não agrada o público, o embaixador vai saber até antes da marca. Se a imagem da marca está desequilibrada, o embaixador vai ajudar a elevar o moral.

Contratos a curto ou longo prazo?

O fato é que não existem regras. São os seus anseios e objetivos a curto, médio e longo prazo que vão determinar o quão longe essa parceria pode ir. Mas, cá entre nós, o contrato a longo prazo é uma opção importante e deve ser estudada.

A longo prazo, o possível embaixador terá tempo suficiente para trabalhar com clareza junto ao público os temas pertinentes à campanha ou marca que ele representa. Neste tempo, o embaixador consegue construir uma relação concreta com a marca contratante, fazendo com que o público consiga correlacionar, identificar as bandeiras do criador de conteúdo com os valores da marca em questão.