O QUE CRIADORES E MARCAS APRENDERAM COM A PANDEMIA?

Marketing de Influência vs pandemia: o que criadores e marcas aprenderam? As marcas ganham investindo em campanhas e criadores segmentados.

Em um artigo publicado pela da Dagaz Influencer nós já mencionamos o impacto das mudanças provocadas pela Pandemia no marketing de influência digital. Inclusive como resultou no aumento de  consumo de vídeos.

Nossos criadores de conteúdo, especialmente os corredores de rua, estão animadíssimos com o retorno dos eventos. E eu estive pensando em como e porque as marcas devem levar essa experiência dos últimos dois anos para as ações presenciais.

A marca

As marcas suspenderam suas ações de marketing, em um primeiro momento, até entenderem como a banda ia tocar. Afinal, fomos todos pegos de surpresa.

As marcas geralmente definem suas estratégias de comunicação e marketing no fim do ano anterior. Então, em 2019, elas não planejaram investir tanto no Digital em 2020.

Por isso, precisaram de uma adaptação rápida, e investiram pesado em marketing digital, influencers e e-commerces.

Com a experiência de 2020, as marcas entraram em 2021 muito mais preparadas, com bugget pensado, porque elas sabiam que a pandemia estava longe de acabar.

Já para 2022, com a abertura de eventos presenciais, incluindo os esportivos, as marcas vão pensar suas estratégias aplicando os aprendizados de 2020 e 2021, como por exemplo as transmissões ao vivo.

O creator

Quanto aos criadores de conteúdo, eles se reestruturaram melhor para 2021 em equipamento e conteúdo, qualificando a audiência.

Também é importante mencionar os criadores que surgiram na Pandemia, produzindo demandas de conteúdos que antes da pandemia não eram consumidos ou produzidos.

E se formos pensar na tendência das campanhas com criadores de nicho, é bem possível que haja um aumento da busca por criadores de conteúdo com autoridade, em detrimento de criadores que apenas embarcaram nos hypes da Pandemia.

Com investimento em segmentação, as marcas têm muito mais a ganhar com o alinhamento e a profundidade da conversa com seus públicos.