Vídeo marketing e marketing de influência: por que investir em creators do youtube?

Não é novidade para ninguém que os conteúdos em vídeo online dominaram a internet, seja pela oferta, seja pela demanda. Oferta, porque existem milhares de criadores de conteúdo nichados em diferentes áreas. Demanda, porque os usuários estão cada vez mais preferindo conteúdos nesse formato.

Poderíamos falar sobre as várias plataformas de vídeo que estão surgindo a cada ano e conquistando usuários do mundo todo, mas a verdade é que o Youtube é quem realmente domina a produção e veiculação de conteúdos de vídeo online, com mais de 2 bilhões de acessos mensais.

Então, por que preferimos conteúdos em vídeo?

Pelo consumo prático. A vida está cada dia mais veloz, as demandas por produtividade cada vez mais exigentes. Por isso, nosso tempo está cada vez mais escasso.

As leituras, apesar de mais aprofundadas e muito importantes, exigem um tempo do qual não dispomos mais. Por isso, conteúdos em formato de vídeo são tão queridos. Os temas passam por uma curadoria especializada, minuciosa, e a informação é traduzida por criadores de conteúdo com credibilidade e endosso, gerando mais confiança naquele conteúdo.

Os vídeos online superam qualquer outro meio: reúnem texto, imagem, som e ainda dão liberdade ao usuário de assistir quando, como, onde, e ao que quiser.

Os conteúdos gerados para Youtube não exigem grandes produções. Inclusive, suspeito que essa atmosfera caseira, quase amadora das produções, seja um dos motivos que mais aproximam o público, porque os faz pensar que é possível fazer. É possível criar conteúdo digital, falando sobre o que se gosta, sem muitos recursos.

Mas, é sempre bom lembrar que existem dois lados dessa moeda: a internet é democrática, e qualquer pessoa pode criar conteúdo sobre o tema que desejar. Desse modo, infelizmente, também há abertura para a veiculação da desinformação. Todo cuidado é pouco!

Trabalhando o video marketing com criadores de conteúdo do Youtube

Muitos profissionais do marketing ainda comparam as campanhas publicitárias da TV com as da internet, mas, a bem da verdade, os consumidores já superaram isso. Ou seja, momento de comparar a internet com ela mesma.

Campanhas funcionam de modos diferentes de um criador para outro, de uma plataforma para outra. E aqui quero te mostrar de que modo uma campanha gerida em parceria com creators do Youtube pode ser mais atrativa do que campanhas voltadas para outras redes sociais que também possuem foco em conteúdos de vídeo como o TikTok e o Instagram.

Em primeiro lugar, vamos falar do óbvio: o alcance. O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google. Um terço dos usuários da internet acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. Se você quer que sua marca, produto ou  serviço sejam vistos, o Youtube é o lugar certo!

Nós já falamos sobre como os vídeos conseguem superar qualquer outro formato de conteúdo digital, sem mencionar na projeção de visibilidade. Então, agora tente imaginar a infinidade de assuntos que é possível encontrar na plataforma! Como resultado, você vai encontrar um criador de conteúdo especializado no nicho de mercado no qual sua marca atua.

Já pensou em encontrar um canal no Youtube que fala somente sobre aparelhos de áudio, com foco em fones de ouvido? Ou um canal onde o foco é a cultura sneakerhed, onde se fala sobre assuntos ligados à prática de esportes?

Canais como Mind The HeadPhone e Tênis Certo, que possuem especialidade em determinado assunto, comumente criam uma comunidade forte entre seus inscritos. Os conteúdos bem curados, conferem credibilidade ao canal, que, por sua vez, empresta essa credibilidade para as marcas com quem fecham algum tipo de parceria profissional.

Vale mesmo a pena?

Se você ainda tem dúvidas sobre o resultado a se esperar desse tipo de investimento em video marketing, continue acompanhando a linha de raciocínio.

O ROI, retorno sobre o investimento, é vitalício. Os vídeos, a menos que sejam apagados pelos autores ou removidos pela plataforma (coisa que só acontecerá se você e o criador violar as regras de comunidade do Youtube), estarão disponíveis por muitos e muitos anos. Sempre que alguém buscar sobre a sua marca ou produto, ela encontrará resultados.

Nenhuma outra plataforma consegue oferecer esse nível de retorno como o Youtube, e é por isso que a plataforma se adequa tão bem ao video marketing.

Outra vantagem esperada ao investir em criadores de conteúdo do Youtube é a alta taxa de conversão. Diferentemente de outras plataformas, como o IGTV e Reels do Instagram, onde os links são inativos, o Youtube conta com os links de descrição e anexos ao vídeo.

Ao contrário do que acontece com as redes sociais, no Youtube há uma natural disposição dos usuários em acessar outros sites, em virtude dessa facilidade.

Falando sobre o Instagram novamente, a rede social dispõe exclusivamente do famoso “arrasta pra cima” como forma de linkagem direta para outros sites, o que desmotiva o público a sair da rede social para acessar outros sites, principalmente quando a publicidade é feita através do feed ou reels, por exemplo.

Como saber em qual canal investir?

Os motivos você já conhece, e os métodos de avaliação também são discutidos constantemente por aqui. A principal razão norteadora da escolha é o match entre os valores da sua marca e os do criador de conteúdo.

Ou seja, não tem jeito! O criador de conteúdo certo é aquele que representa as ideais nos quais a sua marca acredita, e além disso, também fale a linguagem do público que você deseja alcançar.

Qual a persona da sua marca? Qual é a jornada de consumo dessa persona? O quanto o youtuber pesquisado representa a sua persona?

Informações necessárias

Alguns elementos que devem fazer parte do conteúdo e do comportamento que você pretende desenvolver em parceria com o criador de conteúdo do Youtube, por exemplo:

  • Foco na persona
  • Interação direta com o consumidor
  • Pessoalidade
  • Empatia com o público
  • Comunicação simplificada
  • Conteúdo educativo (o que é o seu produto, quais problemas ele soluciona, qual a importância dos valores da sua marca no cotidiano do consumidor)
  • Conteúdo pós venda (tirar dúvidas dos consumidores que já adquiriram seu produto/serviço)
  • Esses são alguns dos comportamentos observados que foram determinantes para o sucesso de algumas das marcas de maior relevância na plataforma, como Apple e Magazine Luiza.

Para não errar

  • Dê liberdade criativa ao criador de conteúdo. O público percebe a falta de naturalidade quando um produto é apresentado exatamente como a marca gostaria de ser vista, e não em como o consumidor deve vê-la. A originalidade do criador de conteúdo é uma das características que faz com que o público goste dele e queira ouvi-lo.
  • Avise que se trata de um conteúdo pago. A falta de transparência pode gerar efeito contrário, trazendo resultados negativos tanto para a marca quanto para o criador de conteúdo.