Concorrente chinesa da Black Friday já é sucesso entre consumidores brasileiros

Marcas e criadores de conteúdo ainda estão tímidos

Você já ouviu falar do Dia do Solteiro chinês? Se ainda não, você pode estar ficando para trás.

A data existe há várias décadas, e desde 2009 se firmou no calendário comercial do país asiático, com o empenho e liderança do Alibaba Group (sim, o dono do AliExpress!).

Considerado um concorrente direto da Black Friday estadunidense, o Single’s Day, que ocorre no mesmo mês, alcança números incomparáveis. O faturamento global da Black Friday e Cyber Monday juntas atingiram cerca de 50% do faturamento apenas do Alibaba, exclusivamente na China, em 2020.

No Brasil, a data já é praticada desde 2017, com crescimento anual de 50%, superior à adesão da própria China, que cresceu 25% entre 2019 e 2020. No último ano, a companhia chinesa investiu pesado no Brasil, investindo em marketing de influência com criadores de conteúdo brasileiros, atingindo um público de cerca de 150 milhões de seguidores, segundo a Exame.

A multinacional de comércio eletrônico avalia que o Brasil é um país inovador, além de um importante mercado latinoamericano e, por isso, trabalhar a data no país é estratégico.

Segundo pesquisa realizada pela Americas Market Intelligence, em 2018, 22% das compras online no Brasil foram cross-border, ou seja, de produtos que não são fabricados nem possuem centro de distribuição no país.

Além disso, o Single’s Day deixa algumas lições importantes que podem e precisam ser aplicadas no varejo brasileiro. Entre elas, podemos salientar duas principais:

Entretenimento

As lives e-commerce, ou live shop, que estão disparando entre os varejistas no Brasil, já são uma prática intrínseca do Single’s Day chinês. Com um suporte imenso, são apresentados shows de cantores famosos como Taylor Swift e Katy Perry.

Como parte da estratégia de expansão de mercado, as lives também são traduzidas para o inglês. Dessa forma, o evento do varejo chinês não só expandiu as vendas para outros países, como também estimulou a visibilidade de marcas estrangeiras na China.

Ecofriendly

O Single’s Day vem seguindo as premissas do Governo Chinês para reduzir as emissões de carbono. Por isso, em 2020, boa parte dos pacotes enviados eram biodegradáveis.

A exemplo, o Alibaba Group estimulou os clientes a reciclarem e até reutilizar as embalagens plásticas também. Uma ótima aposta para as marcas brasileiras que já seguem a linha do consumo inteligente e consciente.