Natal: onde as marcas não podem errar na data comercial mais aguardada do ano?

Com diferença de semanas da Black Friday, as datas podem andar juntas e usufruir dos benefícios do marketing de influência

Vinte e poucos dias, esse é o tempo que separa a Black Friday do Natal. Muitos negócios se preocupam em não conseguir vender nas duas datas, mas isso é um erro e eu te conto porquê.

Natal e Black Friday

Em 1º lugar, as ofertas da Black Friday não anulam as de Natal, e ainda servem como complemento para as compras de fim de ano.

Com o orçamento apertado em Dezembro, o consumidor tem a possibilidade de usufruir da Black Friday para garantir os presentes de Natal.

E ainda, os produtos visados em cada uma dessas datas podem não ser os mesmos e, consequentemente, não afetam o sucesso uma da outra.

Por exemplo, no Natal, os itens mais adquiridos estão mais relacionados às necessidades cotidianas, e variam de cosméticos de saúde e beleza a eletrodomésticos básicos, como ventilação, segundo a pesquisa Compre&Confie.

Já na Black, as ofertas atrativas levam os consumidores a comprar por impulso, então o volume de compras vai do vestuário (43%) a jóias (20%) e bebidas alcóolicas (16%), segundo a Forbes.

Marcas e Creators

Com campanhas pensadas a longo prazo, estudadas com antecedência, e efetivadas com transparência, as marcas e criadores de conteúdo só têm a ganhar ao tornar a proximidade da Black com o Natal ainda mais palpável.

O CONAR, por exemplo, tem recomendações bem claras que se adequam perfeitamente à ocasião, como sinalizar a diferença dos preços antes e depois da oferta, avisar o consumidor sobre produtos descontinuados ou fora da garantia.

Entre as recomendações, além da transparência em relação à dilatação de preços, está explícita ainda a transparência em relação ao produto oferecido.

Ou seja: nada de campanhas apelativas e fantasiosas sobre algo que o produto comercializado sequer realiza.

Enfim

O Natal é extremamente importante para o mercado brasileiro, assim como tantas outras datas comemorativas. É onde há um esforço financeiro do consumidor para preencher o simbolismo com produtos.

Vale ainda mencionar que o Natal coincide com o pagamento do 13º salário para trabalhadores formais, o que é mais um fôlego para o mercado de consumo de bens duráveis.

E você? O que planejou com a sua marca parceira ou criador de conteúdo para o Natal? Já pensaram em realizar alguma ação a longo prazo, conectando Black Friday e Natal?