MARCAS E CREATORS: RELAÇÃO DE CONFIANÇA

Marcas e Creators: uma relação de confiança. Será que as marcas estão confiando mais nos criadores de conteúdo?

Relatórios demonstram mudanças no relacionamento entre creators e marcas, além de investimentos das agências em tecnologia.

As marcas recorrem ao marketing de influência para aumentar a consciência do público sobre a marca, e também para transparecer os seus valores ao público consumidor.

Mas isso não é tudo o que importa.

Em um passado recente, quando se falava em campanhas com influenciadores, ainda se trabalhava muito nos moldes da TV.

Pessoas (atores, e neste caso, influenciadores) eram contratadas para divulgar produtos.

Com o tempo essa dinâmica mudou

Primeiro porque o público não queria ver aquele tipo de anúncio, segundo porque passava pouca credibilidade.

O primeiro passo foi dar liberdade criativa para os criadores desenvolverem campanhas e anúncios orgânicos, com mais naturalidade.

Abraçando as campanhas enquanto deixavam a sua marca pessoal, os criadores de conteúdo evoluíram a dinâmica dos anúncios tradicionais, ao ponto que não se pareciam com um.

E essa tem sido a fórmula do sucesso há algum tempo.

Ah! E vale a pena ressaltar que não é porque uma publi não se parece com uma publi, que ela não deve ser devidamente sinalizada.

Vale a pena comentar

Podemos observar que Tik Tok é a 3ª mídia mais confiável para marcas investirem em influenciadores, e com o lançamento do Tik Tok Shopping, é possível que essa confiança se consolide ainda mais.

Hashtags virais como a #TikTokMadeMeBuyIt tem gerado bons retornos para grandes e pequenas marcas.

Além da mudança na dinâmica de criação de conteúdo pago entre marcas e criadores de conteúdo, as agências de influenciadores também estão buscando progresso. Através de novas tecnologias, elas estão sendo capazes de medir com maior eficácia o ROI das campanhas. Aumentando, assim, a confiança das empresas no setor de marketing de influenciadores.

Empresas como a IBM Watson têm se esforçado para fixar no mercado a importância do marketing de influência para o chamado “fundo de funil”.

Mas, como sabemos, sempre há um lado b. E neste caso são os anúncios em podcasts.

Segundo a Marketing Dive, as marcas apontaram um retorno sobre investimento muito maior do que com campanhas com influenciadores no ano anterior, podendo ultrapassar a marca de 2 bi de dólares em 2022.

É interessante pensar como as novas posturas adotadas pelas agências, pelos creators e, principalmente pelas marcas, podem influenciar na confiança e no resultado dessas ações.