PODCASTS ATÉ ONDE É SUCESSO?

Podcasts: até onde é sucesso? Queridos pelo público, esquecidos pelas marcas?

As marcas ainda não descobriram como utilizar o potencial dos conteúdos em áudio a favor de suas campanhas.

Há pouco tempo eu publiquei, no meu perfil do Instagram, dados que demonstram que pelo menos 20% dos criadores de conteúdo no Brasil ainda não vivem da profissão.

Na mesma postagem, outro dado desanimador revela que metade deles recebe menos de 100 dólares, pouco mais de R$ 500/mês, como criador de conteúdo digital.

Esses números foram coletados do relatório anual da Atlântico Digital Influencer Survey e vem ao encontro da pauta desta semana por aqui: podcasts e a dificuldade dos podcasters em gerar receita através de conteúdos de áudio.

O Podcast

É uma mídia gostosa e fácil de consumir porque pode ser feito em qualquer lugar. Mas sem o devido planejamento, pode ter um fim fácil também.

Esse formato tem um apelo muito forte junto ao público brasileiro e, é relativamente novo na jornada de produção e consumo de conteúdos no Brasil, por isso ainda há muitos temas a serem explorados.

Posso perceber que há certa dificuldade dos podcasters em obter receita a partir de seus produtos.

E alguma responsabilidade disso vem das plataformas, que ainda precisam implementar ou melhorar suas ferramentas de remuneração para criadores dentro das próprias plataformas.

Mas as marcas também têm seu peso nessa dificuldade. Muitas marcas brasileiras ainda têm medo de investir em anúncios nas plataformas de áudio.

O que, talvez elas ainda não saibam – e a Dagaz Influencer trouxe esse assunto – é que os conteúdos de áudio vem demonstrando uma capacidade muito forte de retenção do público.

Muito maior até mesmo do que plataformas de foto e vídeo, onde a retenção é de apenas 37 segundos.

Outro dado apresentado no nosso artigo, é que os anúncios feitos em podcasts apresentam maior probabilidade de ação no ouvinte.

Os conteúdos e anúncios em áudio contribuem fortemente para elevar o nível de brand awareness.

Ou seja, os ouvintes de podcasts são mais dedicados aos conteúdos que consomem e depositam maior credibilidade às marcas que anunciam nesses espaços.

Novas possibilidades

Outro formato que vem ganhando destaque entre os creators brasileiros é a produção de videocasts.

Esse formato vem agregar valor aos podcasts, veio ajudar a gerar monetização, em um cenário onde poucos podcasters tem conseguido gerar receita.

Várias marcas têm demonstrado interesse de vir ao podcast, mas encontram uma dificuldade em fazer o ouvinte clicar, sair do podcast e, por fim, converter vendas.

Já com o videocast dá pra remunerar com Adsense do YouTube, além do peso do recurso visual para inserir as marcas.

Eu percebo que esse movimento é um caminho sem volta, e muitos criadores estão buscando por isso. Mas não é barato montar e manter um estúdio de podcast/videocast.

Além disso, mais uma vez voltando a tocar no assunto da Creator Economy (o que nunca é demais), os podcasters também precisam pensar em novas formas de monetizar suas produções.

É possível transformar o videocast em produtos que podem ser vendidos. Por exemplo, lives exclusivas para assinantes, cursos, séries, etc.

Vejo que as plataformas de áudio ainda precisam se adaptar para receber as marcas. Acima de tudo, como mídia de conteúdo, as plataformas são ótimas.

A maior dificuldade tem sido exatamente remunerar o criador e monetizar o conteúdo. Quem sabe, com os videocasts elas percam o medo de investir?!