CREATORS PODEM AJUDAR A MELHORAR A COMUNICAÇÃO

Dia do Consumidor: creators podem ajudar a melhorar a comunicação com o público.

Além de um ROI atrativo, parecerias com creators fortalecem a confiança do público nas marcas.

Eu sempre tenho falado das responsabilidades dos creators para com seu público, mas as marcas também tem suas responsabilidades na hora de se relacionar com possíveis compradores.

Apesar de muitas publicações ainda reforçarem o crescimento de vendas para o Dia do Consumidor, as marcas precisam se movimentar para entender a oportunidade de colocar o cliente no centro do discurso.

A Dagaz Influencer já tocou no assunto, anteriormente, dando dicas de como as marcas podem usar os criadores de conteúdo para melhorar essa comunicação com o público, além de aumentar a consciência de marca. Você pode ler mais nesse artigo.

Em 2020, as marcas viram suas vendas crescer 18% no período, e a expectativa é que em 2022 o número ultrapasse a marca.

Mas, será que o consumidor só está à procura de descontos? Que outros fatores influenciam na sua decisão de compra?

Com 64% dos entrevistados afirmando que as contas de início de ano estão mais caras do que em 2021, uma pesquisa do Reclame Aqui aponta que a maioria dos compradores, 47,6%, pagaram à vista nas próximas compras, em 2022.

Se não é errado pensar em vendas no Dia do Consumidor, mas também não é legal focar só nesse aspecto, que tal ouvir o que o consumidor quer?

O que será que o varejo está preparando, em condições especiais, para as compras à vista no 15 de março?

Ano passado, por exemplo, houve um aumento de 23% nas reclamações, no período da Black Friday. Um estigma que o Dia do Consumidor tem de trabalhar para eliminar, em vez de entrar para a estatística.

O Reclame Aqui registra uma média de 45 mil reclamações por dia. Em contrapartida, a taxa de resolução de problemas chega a 80%.

Por outro lado, o marketing de influência apresenta números positivos para as marcas, com 51% delas afirmando terem alcançado novos clientes qualificados.

Uma pesquisa da Marketing Hub estima que o retorno sobre investimento, numa parceria com creators, é de 5 dólares para cada um dólar investido.

O que mais os consumidores querem em 2022?

Além de tudo o que já venho falando por aqui, e também no perfil da Dagaz Influencer, há bastante tempo, é sempre importante voltar na tecla da representatividade.

Desenvolver parcerias com criadores de grupos sub-representados deve ser uma estratégia perene. Chega de black e pink money!

As marcas precisam melhorar o relacionamento com os seus clientes durante toda a experiência de marca:

– Mostrando que pessoas diversas são bem vindas, tanto como colaboradores, divulgadores ou consumidores
– Entendendo as demandas de consumo de seu público. Ou seja, ao oferecer melhores acessos via dispositivos móveis, ampliando a cobertura de entregas ou condições especiais para pagamentos à vista
– Ampliando o diálogo e promovendo soluções no pós venda

Se esses números ainda estão confusos e difíceis de serem aplicados nas suas estratégias, uma tradução simples: ouvir o seu consumidor é primordial para a saúde do seu negócio.

Uma marca nunca perde ao demonstrar que se importa.