Liberdade, prazo e confiança! Conheça os 3 passos para uma publi de sucesso.

Se a marca apresenta com clareza as suas necessidades e ideias o espaço para a desconfiança torna- se cada vez menor.

As #publis estão, a cada dia mais, roubando as vezes dos anúncios pagos. Isso porque os anúncios interrompem a jornada de consumo de conteúdo do público e isso os deixa frustrados.

Já a publi, com o criador de conteúdo, torna tudo mais prazeroso e divertido, porque é inserido na programação normal do creator.

Sem falar que, às vezes, a publi é tão gostosa de consumir, que a gente nem percebe, se não fosse pela sinalização de “publicidade” escrita ali, bem no cantinho dos stories.

Como apostar em uma #publi?

As marcas estão investindo cada vez mais nesse formato. Mas é sabido que não é só chegar e encomendar o conteúdo, certo?

Certamente, o contratante precisa ter em mente quais são os seus objetivos, conhecer o creator, trabalhar com prazos e respeitar a liberdade criativa do contratado.

E, de que outras formas as marcas e seus departamentos de PP e marketing podem se organizar para que as campanhas sejam executadas dentro do programado, para entregar os resultados desejados?

Liberdade criativa, prazos saudáveis e confiança no creator

Primeiro, eu preciso dar um puxão de orelha: não dá pra colocar urgência em cima do criador de conteúdo, por uma demanda que o solicitante não se organizou com antecedência para executar.

Liberdade criativa também é ter um prazo saudável para desenvolver o conteúdo! Além disso, sente que a marca entende e respeita o processo do criador.

Ninguém melhor do que ele mesmo, para saber qual linguagem e formato funcionam melhor com a audiência que ele possui.

Claro, às vezes, existem conteúdos cujas ideias nascem num piscar de olhos. Mas executá-las nunca é tão simples e rápido como parece.

O trabalho do creator

Pensem comigo no trabalho de um fotógrafo, por exemplo. Um ensaio dura, em média, uma hora. Rápido, né? Errado! É após a sessão fotográfica que o trabalho realmente se intensifica.

Selecionar fotos, enviar as fotos aprovadas para o app de edição, editar as fotos, exportar os arquivos, organizá-los e realizar toda a logística até que o produto chegue às mãos do cliente. Ufa!

Imagina o quão frustrante é para um criador de conteúdo, que já está sob pressão para entregar um material de qualidade, ainda ter que lidar com mais uma cobrança?!

Como os creators se sentem quando o solicitante que, muitas vezes, não entende todos os processos criativos, enviando mensagens a todo momento, querendo “dar uma olhadinha” no que está sendo preparado?

Quanto menos confiança, mais controle excessivo. Mas, se a marca apresenta com clareza as suas necessidades e ideias, entrega um briefing entendível e executável e respeita a liberdade criativa do creator, o espaço para a desconfiança torna- se cada vez menor.

Se liga nisso aqui

Jefferson Meneses, do canal JMS, contou que sua produção de conteúdo habitual leva em média uma semana, apenas para pesquisar sobre o assunto. Fora as longas horas de pós-produção. “A gente perde pelo menos umas 4 horas só na edição do vídeo”.

@canaljms
@canaljms

Ele lembra que é importante saber sobre o que se fala, para gerar endosso e credibilidade no digital.

Agora, quando falamos em publicidade, o criador de conteúdo, além de pesquisar sobre o tema, precisa dedicar tempo para pesquisar e conhecer a marca que ele vai representar, não é verdade?

Ou seja, o que parece tão complexo, no fim, pode ser bem simples de resolver. Com boa comunicação e organização, o espaço para o atrito se torna cada vez menor.

E se você quer entender mais como é o processo criativo dos creators do casting da Dagaz Influencer, vem dar uma olhadinha nesse post.