Dia do Consumidor é oportunidade para as marcas que desejam elevar o nível de consciência junto ao público. Mas qual a estratégia: vender mais ou se conectar com o público?

Dia 15 de março, o Dia do Consumidor, é uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil. Já que muitos empreendimentos comerciais miram em descontos para atrair a atenção do público.

Só no ano passado, houve um crescimento de 85% nas vendas online em comparação com 2020.

Não é errado querer elevar as vendas no período, mas as marcas precisam estar atentas ao uso estratégico da sazonalidade para se posicionarem com clareza.

Conquistando Direitos

O Dia do Consumidor não é apenas uma data para o varejo elevar suas vendas, enquanto oferece descontos especiais para “homenagear” o seu público.

A data tem suas origens nos primeiros movimentos pró Direito dos Consumidores e na Constituição Federal de 88. E deve ser abordada com muita responsabilidade pelas marcas.

A Fundação Escola Superior do Ministério Público relembra que o Dia do Consumidor nasceu na década de 60, impulsionado pelo efervescente discurso do então presidente estadunidense JFK.

Em seu pronunciamento, John Kennedy salientou a importância de ouvir, informar, garantir a segurança e a liberdade de escolha ao consumidor.

O Brasil foi impactado pelas declarações, dando possibilidades ao surgimento de órgãos reguladores dos direitos do consumidor, como Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, atual PROCON-SP, e o Código de Defesa do Consumidor.

Orientação para a Sociedade

Não obstante, os movimentos dos direitos do consumidor também se encontram com as transformações de direcionamento do Marketing.

A práxis deixa de ser orientada para o mercado ou produto e passa a reger orientações para a sociedade. Como vemos na obra Fundamentos de Marketing (2019), de Luiz Claudio Gonçalves e Márcio Roberto Camarotto.

O Marketing vem acompanhando a evolução do acesso e das jornadas de consumo do público, até o momento atual, de crescimento e evolução do digital.

Neste cenário, abrem-se portas para o relacionamento com criadores de conteúdo digital, como pontes, que simplificam a comunicação entre marcas e pessoas.

Mas, será que é só chamar um influenciador pra fazer uma publi?

O Dia do Consumidor, no Brasil, fica atrás apenas da Black Friday, se consolidando como uma das datas mais importantes para o varejo.

As marcas, que estão buscando elevar seu nível de brand awareness, precisam ter em mente que um rosto conhecido não é o suficiente para agradar no dia 15 de março.

Entender que as necessidades do público precisam e devem ser ouvidas e, dentro do possível, atendidas. Além disso, ofertar novas possibilidades de acesso ao consumo também devem ser uma prioridade.

À exemplo do que nosso CEO, Raphael Dagaz, disse em 2021 sobre a Cyber Monday, as marcas devem trabalhar em busca de interfaces que possibilitam uma melhor experiência de compra através de dispositivos móveis.

O Marketing de Influência promete movimentar U $15 bi em 2022, e mais de 70% das marcas afirmam que vão investir no setor esse ano.

Então, é hora de entender o espaço que a sua marca ocupa na sociedade, e buscar por criadores de conteúdo que estejam, de fato, alinhados às propostas de marca.

Em resumo, é importante que as marcas entendam que quem está no centro dessa data (e de tantas outras) é o consumidor e que é preciso transformar o relacionamento com eles.

A regra de ouro é “oferecer antes de pedir”! Deixe claro ao seu público que o bem estar dele é importante e respeitado, antes de esperar que ele decida por fechar uma compra com a sua marca.