Creators B2B: plataformas apresentam melhorias para os criadores do nicho!

Perspectiva de crescimento para o setor é de mais de 40% em 2022, com mais investimentos e envolvimento de grandes marcas.

Um tempo atrás nosso CEO, Raphael Dagaz, falou sobre como o Instagram, ao trocar o Arrasta para cima pelo sticker de link, liberando a ferramenta para todos os usuários, estava contribuindo para a inserção de pequenos negócios na economia criadora.

O que não contamos é que não apenas o Instagram, como várias plataformas, estavam se organizando para movimentar o setor B2B em 2022.

Uma das tendências para esse ano é que os criadores de conteúdo B2B cresçam o bastante para ocupar quase metade do setor de creators.

Creator B2B

O creator B2B se diferencia por possuir maior alinhamento com o ambiente e a comunicação corporativa. Ele se posiciona como mediador entre o que uma empresa é capaz de oferecer a outra.

Se você é assíduo usuário desta rede social, é bem provável que já tenha ouvido falar do LinkedIn for Creators.

A novidade, que tem dado o que falar por aqui, busca impulsionar profissionais e empresas, que desejam se posicionar no mercado, ampliar seus horizontes comerciais, e até mesmo oferecer conteúdos educativos a outros profissionais.

Para fazer parte do programa de aceleração da plataforma, basta que o usuário seja ativo na rede social. Demonstrando que tem potencial para criação de conteúdos relevantes para a audiência, composta por profissionais e empresas.

Mas um detalhe: o LinkedIn, diferente de outras plataformas, ainda não se posicionou quanto aos programas de remuneração de seus criadores. Vale a pena acompanhar os próximos capítulos dessa nova fase da rede.

Por outro lado, para quem pensa que criadores de conteúdo B2B estão restritos ao Linkedin, e que suas pautas não possuem apelo público, Rahul Titus, head da Ogilvy, apresenta uma perspectiva diferente.

Em entrevista à The Drum, Titus afirma que a projeção de crescimento para o setor pode chegar a 40% em 2022.

Segundo o especialista, o nicho está recebendo mais investimentos, a demanda do público está crescendo, e o interesse de grandes marcas também.

Alon Ghelber, CMO da Revuze, também falou sobre esse crescimento, em declaração à Forbes, no ano passado.

A previsão de Ghelber é de que os criadores de conteúdo B2B terão um papel importante ao oferecerem soluções e serviços em publicidade para as empresas.

E o Pinterest?

Mas, se os criadores de conteúdos de marca para marca não estão centralizados apenas no LinkedIn, onde mais podemos encontrá-los?

Ainda de acordo com Titus, 2022 deve ser um ano muito bom para o Pinterest e seus usuários.

O primeiro motivo é que o conteúdo postado na plataforma é perene, ou seja, não desaparece no mar de novas publicações, nem obriga os creators a produzir incessantemente.

Mas o sucesso do Pinterest já vem sendo trabalhado há algum tempo. Em junho do ano passado a plataforma lançou no Brasil e em mais 13 países o Idea Pins. Uma evolução do Pin de histórias, lançado em 2020.

Certamente, essa ferramenta trouxe várias novas funcionalidades para os criadores de conteúdo com contas business, para contribuir com a inspiração e motivação para criarem.

Ou seja, já há algum tempo, a plataforma vinha estudando seus usuários e, principalmente, seus criadores de conteúdo, e soube utilizar os números para oferecer soluções atrativas para eles.

Últimas notícias!

Pinterest anunciou essa semana o lançamento do programa Elevates, que visa amplificar as narrativas das mulheres na rede social.

Acima de tudo, pequeno projeto – que vai injetar cerca de 100 mil dólares em 10 empresas de mulheres, oferecendo suporte estratégico e financeiro – é parte de uma estratégia mais ampla, que pretende impulsionar negócios sub-representados.