Como o Marketing de Influência impacta na sua jornada de consumo?

A partir do momento que o marketing de influência entra no funil de vendas, ele passa a ocupar um espaço que antes era dado apenas às pessoas

O Marketing de Influência, apesar de ter sido impulsionado em níveis nunca vistos durante a pandemia, não é uma novidade.

Há pelo menos dez anos, os criadores de conteúdo já vêm fazendo parte da nossa rotina, seja no consumo de conteúdos especializados, ou no momento de conhecer ou estudar um produto ou serviço de nosso interesse.

No começo daquilo que veio a se tornar o influencer marketing que conhecemos hoje, os criadores de conteúdo postavam em seus blogs resenhas de produtos que compravam e, por vezes, recebiam press kits das marcas, para apresentar novos itens ao público.

A dinâmica mudou, e os criadores de conteúdo passaram a ocupar mais e mais espaços dentro do digital, tornando-se verdadeiros profissionais de marketing e comunicação.

Dessa forma, as marcas, que querem usar da visibilidade e credibilidade desses creators, precisam remunerá-los não apenas com “recebidos”, mas com dinheiro de verdade, porque não dá pra pagar boleto com um kit de skin care, não é verdade?

Mas, você sabe o porquê de tantas marcas desejarem trabalhar com criadores de conteúdo? Sabe de que forma a imagem e mensagem gerada por esses creators impacta na nossa jornada de consumo?

Então, vem comigo!

Opiniões importam MUITO na hora da decisão de compra

A partir do momento que o marketing de influência entra no funil de vendas, ele passa a ocupar um espaço que antes era dado apenas às pessoas: as indicações que nós fazemos.

Ele não substitui, mas abre mais espaço para maior digitalização no processo de indicação entre pessoas.

A credibilidade que dávamos aos amigos agora também damos aos influenciadores. Passamos a considerar essas pessoas e suas experiências nas nossas jornadas de compra.

Hoje a gente caminha para um novo espaço para além das indicações. O marketing de influência entra na pesquisa, no conteúdo, na curadoria.

O público entra na internet e vê resenhas sobre produtos específicos, e avalia, através das experiências de criadores de conteúdo, se aquele produto é o que ele procura, se faz sentido para a experiência que ele deseja.

São dois fatores primordiais, que farão com que o público opte por este ou aquele produto, de marca x ou y:

  1. identificação do público com o conteúdo
  2. identificação do público com o criador de conteúdo

Quais resultados o marketing de influência pode impactar?

Em primeiro lugar, é necessário que o público goste e acredite em determinado criador de conteúdo. Somente assim, o criador consegue agregar maior valor às marcas com as quais trabalha.

Se o criador de conteúdo consegue transparecer credibilidade e gerar conexões verdadeiras com seu público, ele será capaz de transformar o seu público em uma comunidade.

Como consequência, ao falar sobre uma marca, esse criador de conteúdo pode sim trazer impacto ao faturamento daquela marca, uma vez que, com sua comunidade engajada, o criador consegue atuar em campanhas de conversão, fidelização e prospecção de novos públicos.

Um estudo realizado pelo Facebook demonstrou que as campanhas feitas com influenciadores na rede social atingiram 80% de probabilidade de conversão de compras.

Na Índia, por exemplo, quase dois terços dos usuários de redes sociais seguem algum influenciador, enquanto que pouco mais de 20% seguem celebridades.

E aí, ainda tem dúvidas se vale a pena investir no marketing de influência para se aproximar do seu público-alvo?