O Marketing de influência está cada vez mais aquecido e até podemos dizer que esse período de pandemia acabou acelerando esse mercado. 

Os meios tradicionais de divulgação e contato com os públicos já não eram os mesmos, o que acabou levando muitas empresas a olharem para os criadores de conteúdo.

De acordo com uma pesquisa lançada recentemente pela Youpix, 71% das empresas consideram o Marketing de Influência importante. Principalmente em suas estratégias de comunicação e pretendem aumentar o investimento na área para o ano de 2021!

Além disso, a pesquisa também mostrou que pela primeira vez nenhuma empresa desconsiderou esse tipo de marketing da sua estratégia de comunicação.

Falando sobre as vantagens de analisar as métricas!

Também acreditamos que o crescimento se deve as vantagens de se trabalhar com marketing de influência para as empresas.

Uma das principais vantagens do marketing de influência sobre a publicidade paga mais tradicional é o grande público que você pode atingir imediatamente.

Em muitos casos, o alcance do marketing de influência também pode ser mais valioso do que uma quantia equivalente em gastos com anúncios pagos. Uma vez que seu público fica mais receptivo e envolvido com seu conteúdo.

E as métricas no Marketing de Influência?

Bom, esse crescimento todo leva também a uma necessidade de planejamento, organização e definição de métricas, antes da contratação dos criadores de conteúdo.

Ao contrário das plataformas de anúncios tradicionais, normalmente você precisará realizar várias etapas adicionais para rastrear o ROI (Retorno sobre investimento). Como a criação de links de referência, atribuição de códigos de desconto e assim por diante.

Desde o início é necessário comparar engajamento, conversões entre outras métricas de cada criador de conteúdo.

Dessa forma, todo o processo precisa estar pronto antes de dar start nas campanhas. Lembrando, que é importante ter objetivos e saber onde se quer chegar, somente assim é possível mensurar.

Outra questão importante, ao avaliar os influenciadores, lembre-se de não comparar apenas métricas com base em números brutos.

Em vez disso, compare o envolvimento de um influenciador em relação ao tamanho de seu público. Vá além das métricas da vaidade!

Exemplos!

Por exemplo, pequenos “microinfluenciadores” normalmente tem um nível mais alto de engajamento do que aqueles com mais de 1 milhão de seguidores. Tudo tem que ser levado em consideração.

Calcule também a retenção do público após a campanha. Avalie se mesmo depois do término das ações o público continuou engajado com a marca, isso só vai ajudar a valorizar o ROI da sua estratégia.

Como você percebeu vale a pena investir no marketing de influência, mas sem esquecer das métricas.

Para resumir, os criadores de conteúdo podem ser muito relevantes em suas campanhas de marketing, contrate aquele que tenha coerência com seu negócio.  Dessa forma, seus consumidores vão se sentir representados e, a consequência disso será o sucesso da campanha.