Claro que vamos começar falando do mercado, mas fica que vai ser legal….

Já virou rotina do nosso dia a dia ver serviços, produtos e causas de diversas marcas serem divulgadas por criadores de conteúdo. Sem dúvida, isso é um reflexo do crescimento do marketing de influência pelo mundo.

Para vocês terem uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada esse ano pelo Statista entre 2019 e 2021, o valor desse mercado mais que dobrou, foi de 6,5 bilhões para 13,8 bilhões de dólares apenas em três anos.

Ah! e se você ainda não conhece esse mercado, não estamos falando de celebridades, também, mas de pessoas que através da qualidade do seu conteúdo conseguem atrair um público engajado e muito fiel.

E qual a razão por trás do sucesso desses criadores?

Os criadores de conteúdo conhecem seu público, sabem o que postar e quando postar para ganhar relevância nas redes. Eles conseguem transmitir a mensagem para esse público e construir comunidades especializadas.

Agora pensa, se o seu público for o mesmo do criador que você contratar, imagina o quanto ele pode contribuir para sua a marca.

Além disso, os criadores de conteúdo estão integrados com todas as plataformas de mídias sociais: Instagram, YouTube, Facebook, Twitter, TikTok, Pinterest entre outras.

O que é muito bom, caso queira fazer alguma ação em uma dessas plataformas e não sabe que conteúdo performa melhor, com certeza eles têm a resposta.

Agora vamos para as razões!

Estabelecer conexões diretas com seu público

Muitos criadores de conteúdo não são famosos, mas sim pessoas normais com vidas relacionáveis, que “por acaso” têm muitos seguidores online que realmente se preocupam com suas opiniões.

As pessoas os veem como seus amigos próximos dentro de um ambiente agradável, gerando um espaço perfeito para apresentar uma mensagem direcionada.

Confiança do Público

Quando precisamos comprar um produto ou serviço, buscamos informações e detalhes pela internet, mas também procuramos opiniões de outras pessoas que já usaram ou conhecem o produto.

Devido aquela conexão que citamos acima, é comum que os seguidores busquem recomendações feitas pelos criadores de conteúdo.

Da mesma forma, se sua marca é divulgada por esse criador, toda a confiança e credibilidade que ele alcançou vão para seus produtos ou serviços.

Contribui com a estratégia de conteúdo

Os criadores de conteúdo são capazes de enriquecer as suas estratégias. Mas, é importante que a marca deixe ele produzir o conteúdo, já que conhecem como ninguém o que o público deles gosta e engaja mais.

Nesse sentido, em conjunto, vocês vão alcançar e ampliar os objetivos de divulgação do produto ou serviço, bem como se aproximar do público.

Calma que ainda tem mais!

Diversos formatos de divulgação

São diversos os formatos que os criadores de conteúdo podem utilizar para fazer divulgação, dos tradicionais aos mais inovadores. Consulte o criador que você está buscando para entender com ele quais os formatos mais indicados em seu perfil ou conta.

Ninguém melhor do que o próprio criador para indicar o que funciona melhor para ele ou não. Só precisamos lembrar, que independentemente do formato, o conteúdo precisa ser identificado como parceria ou publicidade, afinal, o público quer honestidade e transparência, além de termos um órgão regulador da publicidade no Brasil, o CONAR.

Decisão de compra

Existem criadores de conteúdo que são especialistas em determinados nichos, tanto que as marcas os procuram para dar opiniões sobre seus produtos. Muitas vezes, eles participam de todo o processo, da criação até a divulgação.

Consultá-los sobre um produto que faz parte do seu nicho, só contribui para a escolha do produto final e aumento das conversões.

Agora você deve estar se perguntando: será que o marketing de influência é tudo isso mesmo? Sim, mas escolha o criador de conteúdo que tenha o público que você está procurando.

Uma sugestão: pergunte-se a si mesmo se o conteúdo que o criador gera seria facilmente adaptado ao conteúdo que a marca gera? Se a resposta for SIM, você estará no caminho certo.

Mas não deixe de planejar a ação e ter objetivos muito claros, de criar métricas para ser possível alcançar os resultados desejados e medi-los ao final.

Busque conhecer o marketing de influência, ele não é uma tendência, mas uma nova era do marketing que transformou a forma como as marcas interagem com seu público.

Não importa se sua marca é pequena ou grande, no cenário atual, é um segmento impossível de ser ignorado.