Hoje trago um assunto que felizmente está muito em alta e é totalmente pertinente em meio às diversas questões ideológicas que nos deparamos todos os dias: a diversidade.

Seja nas questões de gênero, sexualidade, cor da pele, etnia, crença, pessoas com deficiência (PcD) e outras tantas possibilidades de diversificar seu conteúdo e seus criadores de conteúdo, a diversidade é uma forma de mostrar que sua empresa se importa com as minorias que diariamente reivindicam direitos, hoje por meio da internet principalmente.

O que não pega bem?

O público que cobra diversidade e pluralidade das marcas normalmente é muito crítico e não deve ser subestimado. Com uma busca rápida nos comentários de marcas que se posicionam como aliadas dessas causas, você perceberá que nem todas têm boa recepção de seu público, pois algumas marcas usam essas pautas apenas em momentos muito específicos, como o mês do Orgulho LGBTQIA+ ou o mês da Consciência Negra, e não tocam mais no assunto ao longo de todo ano.

Algumas empresas até estão envolvidas em escândalos que denunciam seu interesse em apenas lucrar e atrair mais público, que não perdoa nas críticas e nos links que mostram a falta de coerência da marca. Você com certeza não quer sua marca taxada dessa forma, por isso, se pretende ser um apoiador de causas que precisam de visibilidade é preciso ir além das datas em que se destacam tais pautas e mostrar compromisso efetivo.

O que pega bem?

Se você está disposto a ser um aliado dessas causas sociais é importante ter em mente que você deve estudar e pesquisar sobre esses temas, assim você evita erros que com um estudo prévio poderia ter sido evitado. Algumas empresas até possuem equipes destinadas a determinadas pautas, como as questões raciais, de gênero ou sexualidade.

Agora você deve estar se perguntando: como tornar a sua empresa e sua marca inclusiva e aliada dessas comunidades que às vezes são comumente esquecidas? Seguem algumas dicas minhas para isso:

  • Aborde assuntos diversos sobre sexualidade, gênero, etnia, corpo e outras tantas opções que a diversidade, como o próprio nome diz, traz;
  • Contrate pessoas que se encaixam nessas categorias de minoria;
  • Tenha criadores de conteúdo diversos. Ter uma figura que representa uma determinada classe da nossa sociedade traz mais proximidade entre a marca e esse público específico; e
  • Não permita na sua empresa pessoas intolerantes, afinal isso seria contrário a toda ideia que você pretende passar ao incluir a diversidade na agenda da sua empresa.

Agora é só colocar essas dicas em prática e espalhar essas causas.

Criadores para ficar de olho!

Agora que já te dei dicas de como ser um bom apoiador das diversidades, que tal conhecer criadores de conteúdo que irão te ajudar a conhecer mais sobre o assunto?

Se o tema é diversidade de gênero, Miguel Filpi, um homem trans, dá um show ao misturar humor, conteúdo, estilo e conscientização. Assim como a Ellen Valias, a Atleta de Peso, que com muito humor e argumento, apresenta novas possibilidades para corpos que fogem do padrão normalizado através dos seus conteúdos que abordam gênero, raça e, principalmente, o corpo gordo.