A saturação e frustração dos Millennials com o Instagram e a procura por outras plataformas. Será que isso está resultando no Telegram como novo queridinho?

Essa semana nós publicamos um artigo no Linkedin da Dagaz sobre o Telegram e as vantagens da plataforma sobre outras mídias digitais, para fortalecer e engajar suas vendas e audiência.

Tornando-se o queridinho

Agora, em primeiro lugar quero trazer algumas considerações sobre como o Telegram.

Surgiu tímido e se manteve esquecido durante um tempo, no entanto está se tornando uma das plataformas preferidas entre os Millennials, e também das marcas e criadores de conteúdo de todo o mundo.

  • Estima-se que os Millennials representam 51% dos consumidores em todo o mundo. Esse público consumidor tem jornadas de compras bem diferentes das de seus antecessores de geração, acentuadas ainda mais após a Pandemia.
  • Millennials gostam de resolver seus problemas de maneira assertiva e efetiva. Um bot bem construído, que se relaciona bem com o seu público, pode suprir essa demanda por atenção e efetividade na solução de problemas.
  • Para os jovens empreendedores, o Telegram é uma mão na roda. Com facilidade e economia, é possível criar uma loja e-commerce simples diretamente na plataforma.
  • Com a atualização do Payments 2.0, clientes e marcas podem resolver tudo no mesmo lugar. As gerações Y e Z se cansam dessa dinâmica de trocar de aplicativo, logar em sites diversos, para resolver uma simples compra.

Enquanto isso, com o Telegram oferecendo os bots para atendimentos, tirar dúvidas e solucionar problemas, e ainda com o recurso de pagamentos, as marcas conseguem centralizar tudo na plataforma, desde conteúdos, passando pelos atendimentos automáticos e culminando em vendas.

Telegram & Vendas

Dessa maneira, o Telegram pode e deve ser incluído nas estratégias do Funil de Vendas das marcas.

  • Como parte das estratégias, é bacana fazer lançamentos apenas no Telegram, ou pré-lançamentos iniciados diretamente na plataforma por exemplo, para aumentar a sensação de exclusividade no público.
  • Segmentar e nichar o público, para que os anúncios sejam mais assertivos é o caminho ideal para aumentar a chance de conversão de vendas na plataforma.
  • Stickers: no Telegram, eles possuem gráficos melhores que os do WhatsApp, são mais divertidos, envolvem o público, e é uma característica marcante da plataforma. Além, claro, de personalizar seu canal, chats e grupos, deixando a conta da sua marca ainda mais a sua cara e provocando aquela sensação de proximidade com o público, que é algo que os Millennials adoram.

Sem concorrentes?

E, para finalizar, um insight que pode valer ouro para a sua marca: é pouco provável que o Telegram ganhe um concorrente à altura. Isso porque:

  • Desenvolvedores de softwares ocidentais não gostam de aplicativos que misturam muitas funcionalidades;
  • Seu maior concorrente atual, o WeChat, chinês, não tem pretensões de atuar fora da comunidade já cativa;
  • Ao reunir tantas funcionalidades, como segurança, privacidade e independência, tanto para usuários, quanto para empresas, com simplicidade, eficiência e economia, o Telegram oferece o melhor para os dois mundos. Coisa difícil de encontrar em outras plataformas.

Você já está incluindo o Telegram entre as redes sociais necessárias para alcançar os objetivos da(s) sua(s) estratégia(s)?