Aproveite a Black Friday mantendo sua marca longe da Black Fraude!

Com as bênçãos da Black Friday, seguida pela Cyber Monday (o maior evento de vendas em tecnologia do mundo), o Brasil caiu nas graças dos descontos oferecidos pelos varejistas, elevando os dois eventos a um nível ainda maior: o Black November

Um mês inteiro voltado para as promoções. Vantagem para o consumidor, que adquire produtos a preços bastante atrativos. E vantagem para o comércio, que tem aí uma oportunidade para movimentar o estoque e abrir espaço para os produtos de Natal e Ano Novo.

Contudo, um aspecto negativo vem se destacando: a Black Fraude. Desde páginas falsas na internet prometendo descontos impraticáveis, até estabelecimentos que anunciam promoções e descontos sem de fato alterarem seus preços para menos.

Como resultado, esse tipo de comportamento pode estar diretamente afetando a credibilidade de marcas sérias e a confiança do público na data comercial.

Baseado nas reclamações mais comuns de consumidores durante a Black Friday, eu trouxe algumas dicas do que fazer e não fazer durante essa data e evitar que a sua marca esteja associada à Black Fraude. Até porque, ninguém quer ter que lidar com uma crise de imagem logo na época mais quente para vendas, concorda?

Criadores de conteúdo

Certamente, nem preciso falar sobre a escolha dos criadores de conteúdo que vão divulgar suas campanhas de Black Friday, né? Tanto aqui, quanto no perfil da agência, nós batemos sempre na tecla de que você só deve fechar com um criador de conteúdo se ele for realmente alinhado com as crenças e objetivos da sua marca.

E quando se fala em recuperar ou aumentar a confiança do consumidor na sua campanha de Black Friday, escolher o criador de conteúdo que fará essa ponte é um trabalho que exige muita atenção e critério.

Pesquise a concorrência

Não custa nada dar uma olhadinha nos preços que seus concorrentes estão praticando, para ter uma noção do quanto eles poderão oferecer de desconto. Assim, você sai na frente, ofertando produtos com preços ainda mais acessíveis. Tudo dentro das possibilidades do seu negócio, claro.

Não ofereça produtos por preços abaixo do valor que seus rendimentos conseguem cobrir

Essa dica é só para reforçar o item anterior. Black Friday é para ajudar a aquecer a economia para o final de ano, ou seja nada de sair no prejuízo.

Denuncie as paginas falsas

Uma praga virtual, se assim podemos dizer, são os tais perfis fake no Instagram, que usam o nome de grandes marcas para se promoverem, com falsas promoções.

Apesar de ser uma prática quase tão antiga quanto o próprio Instagram, muitos usuários ainda são vítimas desse tipo de conta.

Não custa nada fazer uma busca na própria rede social com o nome da sua marca para identificar se você está sendo alvo dessas ações de má fé.

Se for identificada a existência de uma ou mais contas, denuncie à plataforma e, a depender do caso, procure auxílio jurídico. Mas não deixe de salientar à sua audiência quais são as contas oficiais da sua marca, ao longo de todo o ano.

Não transfira o valor do desconto para o frete

Muitos consumidores se sentem frustrados quando vão finalizar uma compra online e o valor do frete é igual ou maior do valor do produto.

Busque alternativas para manter seu frete acessível, ou ainda: ofereça frete grátis no lugar de descontos nos seus produtos.

Garanta que seu estoque vai suprimir a demanda

Outra grande frustração dos consumidores é encontrar um produto com preço acessível mas, ao acessar o site ou contatar o comerciante, descobrir que o produto acabou.

Claro que você não deve renovar estoque só para participar da Black. Até porque, um dos objetivos dessa data é liberar espaço no seu estoque para os produtos de fim de ano.

Faça um levantamento dos seus produtos. Ofereça descontos especiais para aqueles que realmente tem saída menor. Produtos que vendem bem não precisam de descontos para serem atrativos.