Reels é o novo queridinho? Depois das críticas e comparações será que esse recurso virou o queridinho dos usuários?

Por que os usuários consomem e produzem para o Reels, mesmo a ferramenta não sendo remunerada, diferentemente de plataformas como Kwai e Tik Tok?

Se há um ano a imprensa e grandes empresas do ramo digital estavam alvoroçados por publicar seus textos em tom desmerecedor direcionado ao Reels, chamando-o até de “cópia mal sucedida do TikTok”, por outro lado, hoje, a ferramenta do Instagram parece ter conquistado seu espaço e silenciado muitas dessas opiniões negativas.

Quando o Instagram liberou a ferramenta Reels, ela ainda era um protótipo. O Reels cresceu muito, em vários sentidos!

Por exemplo, conquistou uma aba própria, ganhou destaque para o algoritmo e incluiu anúncios, que antes eram exclusividade dos stories e posts estáticos.

Antes chamada de confusa e copiada, virou o carro chefe de uma das principais redes sociais do mundo, com taxa de reprovação de irrisórios 5%.

Por que está fazendo sucesso?

Certamente eu não tenho a resposta para a pergunta que dá abertura a esse artigo. Mas trago alguns dados e reflexões para pensarmos juntos no motivo do sucesso que é o Reels.

O Facebook lidera disparado o número de acessos mensais de usuários, seguido pelo Tik Tok e Instagram, com uma diferença mínima entre os dois últimos.

Já quando falamos sobre criadores de conteúdo e marcas, o Instagram é o campeão. Segundo pesquisa realizada pelo Influencer Marketing Hub da WARC, 68% dos criadores de conteúdo priorizam o Instagram, contra 45% do Tik Tok e 43% do Facebook.

Agora, o público brasileiro, é notável que 86% dos usuários entrevistados pela Opinion Box afirmam seguir empresas no Instagram, e 67% seguem influenciadores.

Segundo os usuários da “rede vizinha”, como o Tik Tok é chamado dentro do Instagram, o algoritmo é mais assertivo no momento de filtrar os conteúdos relevantes para o usuário. Chegando a construir o que chamamos de “bolha digital”.

Quem prefere Reels?

É perceptível que o Instagram e seu filho caçula Reels são preferência entre a Geração Y e Z e, além disso, outra coisa muito interessante que a pesquisa do Opinion Box revela é que quase ¾ dos usuários preferem consumir do que produzir conteúdos nesse formato.

Ou seja, abriu-se uma janela de oportunidades para os criadores de conteúdo investirem na ferramenta. Além de ser uma ótima oportunidade para as marcas alcançar públicos que não conhecem, ou que conhecem mas ainda não consomem seus produtos e serviços.

Quero apontar só mais uma diferençazinha entre Tik Tok e Instagram: para as marcas o Instagram ainda tem se mostrado mais eficiente atingindo objetivos estratégicos.

Isso porque o Tik Tok ainda não se abriu para a inserção de links nos seus conteúdos e, para esse caso, a melhor estratégia seria a divulgação de cupons de desconto.

Enquanto que, no Instagram, o social commerce ganhou uma super estrutura, ao ponto de 41% dos usuários já terem o hábito de usar a aba Loja, tanto para consumo como para consulta de produtos que pretendem adquirir.

E aí, sua opinião sobre o Reels em relação ao Tik Tok ainda é a mesma de um ano atrás?