Vamos falar sobre autoridade e relevância e o que é o Poder de Influência. Nós temos nos preocupado em ilustrar como os criadores de conteúdo constroem a sua influência e autoridade.

Estudamos sobre o comportamento dos creators nas redes sociais, baseados não apenas nos números que eles atingem, mas na qualidade do produto que entregam para seus públicos.

Essa análise comportamental mostra como os criadores conseguem obter relevância em seus nichos, baseada na autoridade que eles possuem sobre os assuntos que escolhem pautar.

Queremos convidar você a pensar como perceber – já que medi-lo em termos numéricos é uma tarefa um tanto quanto complicada – o poder de influência de um criador de conteúdo com base na qualidade do conteúdo que ele oferece, e não nos números que ele possui.

O que procurar?

Perceber o quão engajado e influente um criador de conteúdo é, exige olhar treinado. É preciso saber o que você está procurando, que vai servir de demonstrativo para o entendimento do poder de influência do criador de conteúdo.

Então, além de analisar os números das métricas do criador, como cliques, likes, compartilhamentos e alcance, é importante saber a opinião do público. Certamente, tanto a respeito do indivíduo quanto do conteúdo que ele entrega.

Onde procurar?

A princípio, ler os comentários nos posts do criador, sejam eles posts de conteúdo de valor ou apenas respiros, e buscar entender como aqueles comentários refletem sobre a comunidade que ele conseguiu criar.

Conteúdo especializado

Quando a gente fala sobre criadores de conteúdo especializado, como é o caso da Marina Monteiro, que pauta a tecnologia a partir dos ecossistemas da Apple, é comum perceber nos comentários falas que promovem comparação com outras marcas de smartphones.

E isso não é ruim. Através de comentários como esses, é possível identificar feedbacks sobre a experiência do seguidor enquanto consumidor daquela ou de outras marcas. Além de identificar quais necessidades aquele consumidor busca solucionar.

Não existe fórmula mágica para encontrar o criador de conteúdo ideal para atender as expectativas das campanhas das marcas. O que existe é o direcionamento aprimorado na hora da contratação de um criador.

Nós gostamos de lembrar sempre que o poder de influência é difícil de ser medido, não podendo ser calculado somente a partir do número de seguidores. Portanto, antes de uma contratação, realize uma pesquisa qualitativa minuciosa.