Conteúdo digital: Inclusão e acessibilidade vão além da temática. É notável que as marcas sintam certa dificuldade em se posicionar em relação a ativismos e militância na internet, uma vez que esses assuntos costumam vir pautados de um viés político. E é totalmente compreensível que as marcas busquem separar seus produtos e serviços dos conflitos sociais.

Mas também é importante lembrar que ter um posicionamento definido é diferente de dar declarações a cada novo assunto polêmico que ronda a internet. É possível pautar a representatividade e a diversidade com constância e leveza.

Apostar na representatividade e acessibilidade na hora de se comunicar com o público pode ser a chave. E muitas vezes as marcas recorrem ao marketing de influência para que criadores de conteúdo especializado emprestem a sua credibilidade e confiança que o público tem nele para as marcas.

Isso vai de encontro com o que pretende a nova política recém anunciada pelo Instagram, por exemplo, que já deixou claro que as marcas vão precisar investir com criatividade caso queiram alcançar relevância através dos algoritmos.

Quer uma dica de como usar a inclusão digital a seu favor, sem necessariamente entrar em conflito com os objetivos da marca? Segue o fio.

Vídeos legendados

Muito se tem falado sobre conteúdos de vídeo para as redes sociais. Até mesmo o Youtube, que, tradicionalmente é uma plataforma de vídeos, também incrementou o serviço com o recurso de vídeos curtos, a nova tendência da internet.

Pensando não no tema do conteúdo, mas no formato, de que maneira os vídeos podem servir à essa busca pela representatividade?

Acredito que, tanto usuários, quanto criadores e marcas podem estar perdendo audiência quando deixam de incluir legendas em seus vídeos. Sejam vídeos curtos como para story, médios como o reels, e mais longos como os que encontramos no IGTV e Youtube.

Precisamos começar a entender que, se queremos a audiência daquele público, precisamos começar a oferecer mais do que pedimos.

Legendar os vídeos tem se tornado uma tendência, em primeiro lugar, pela demanda pública pela informação imediata e resumida. Em segundo lugar, pela necessidade de fazer com que a informação que temos em mãos chegue ao maior número de pessoas, da maneira mais fácil possível.

Quem se beneficia dos vídeos legendados?

A resposta correta é: todo mundo. O público, por ter acesso à informação de maneira imediata, e o criador, porque assim consegue manter a audiência do público, que muito facilmente poderia arrastar para o lado e consumir o conteúdo do criador seguinte.

Mas vamos esmiuçar um pouco essa informação? As legendas para conteúdos em vídeo são mais do que uma comodidade para o público. Além disso, elas também têm um papel social: o da inclusão digital e acessibilidade.

Quem precisa de acessibilidade digital?

Os conteúdos em vídeo legendados são ideais para tornar o ambiente virtual um lugar acessível para todos os públicos, em especial pessoas com deficiência auditiva. Além de oferecer um conteúdo especializado, com curadoria bem feita para seus seguidores, você oferece a oportunidade de que esse conteúdo seja absorvido por públicos muito diversos.

A quem serve a inclusão digital?

Até 2019, quase 40% da população brasileira não tinha acesso à internet banda larga, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) afirma que 85% dos usuários que acessam a internet pelo celular dependem exclusivamente dos dados móveis.

Isso significa que há uma parcela gigantesca de usuários das redes sociais que não têm acesso a uma internet ilimitada e de qualidade. Ou seja, os seus seguidores, os consumidores da sua marca, não podem comprometer seus pacotes de dados apenas para te dar audiência.

Ofereça a eles a chance de terem acesso àquela informação de qualidade, de modo que lhes poupe tempo e dinheiro.

Ajuda especializada

A Dagaz Influencer oferece consultoria especializada para as marcas que desejam realizar campanhas pautadas na diversidade e representatividade, incluindo criadores de conteúdo nas equipes de marketing das campanhas.

Os criadores não necessariamente precisam aparecer no material publicitário. Eles ajudam as marcas a encontrar os melhores caminhos, com mensagens que vão de encontro com o que a marca deseja e com o que o público se identifica. O criador de conteúdo averigua se a campanha gerida é adequada e também traz endosso ao tema, uma vez que empresta sua experiência e vivência como minoria social.