Para onde e como direcionar as divulgações da sua marca? Com a proximidade da Black Friday, marcas e criadores de conteúdo já estão se organizando e definindo suas estratégias para alcançar seus públicos de maneira inovadora, mas, principalmente, converter vendas.

Nós listamos algumas ferramentas de redes sociais e plataformas que funcionam bem para essa necessidade. Assim, você pode decidir qual se encaixa melhor nas estratégias que você provavelmente já está desenvolvendo com o criador de conteúdo da sua marca.

Instagram

Para a rede social preferida dos Millennials, os Stories são os mais efetivos na conversão de vendas, uma vez que permitem a inserção de figurinhas de links (sucessor do “arrasta para cima”) que direcionam ou para o site da marca, ou para o produto específico em questão.

Tik Tok

A plataforma, apesar de desenvolver o Tik Tok for Business, ainda não permite a inserção de links clicáveis em seus conteúdos, exceto em anúncios, onde essa inserção é permitida. Os cupons de desconto, exclusivos para os criadores e usuários da plataforma, podem fazer sucesso durante a Black.

YouTube

Vídeos temáticos da marca ou merchan são apostas inteligentes.

Esse “merchan” ao qual nos referimos pode ser trabalhado de duas maneiras:

  • Spots: é a inserção do anúncio do produto que não necessariamente tenha a ver com o conteúdo.
  • Placement: é quando o produto está inserido dentro do contexto do conteúdo produzido.

Assim como os micro vídeos do Tik Tok e o Reels estão em alta em suas plataformas, o YouTube investiu no formato. E, assim como seus similares, não possui o recurso de links clicáveis, então seria melhor se concentrar mesmo nos vídeos maiores, inserindo links na descrição dos vídeos.

Telegram

Uma plataforma que vem se destacando muito junto aos criadores de conteúdo e marcas, já que se organiza de maneira muito mais prática e objetiva do que outras plataformas de mensagens instantâneas.

O Telegram dispõe de bots que te ajudam a resolver tudo sem precisar sair do aplicativo. Desde trocar ideias, receber cupons de descontos exclusivos, conhecer os produtos e efetuar a compra em si.

Atualmente são cerca de 500 milhões de usuários. Os criadores de conteúdo do casting da Dagaz Influencer, por exemplo, movimentam grupos com aproximadamente 150 mil clientes potenciais.

Live Shop

Um fenômeno durante a Pandemia, as lives e-commerce, ou live shop, vieram para ficar. Isso porque a jornada de consumo das pessoas mudou consideravelmente durante o período de isolamento.

Se antes uma grande parcela de consumidores tinha receio de comprar pela internet, no último ano a modalidade cresceu 41%, como mostra o levantamento da Ebit/Nielsen.

As lives shop trazem uma experiência completa ao consumidor: geralmente apresentadas por criadores de conteúdo ou personalidades que têm afinidade com a marca e a confiança do público, durante as lives o consumidor conhece tudo sobre os produtos, tira suas dúvidas e é orientado até o processo final de aquisição.

Tá na cara que as lives não podem ficar de fora das suas estratégias de vendas para a Black Friday, concorda? Só não esqueça de retribuir a audiência divulgando descontos exclusivos durante a transmissão, além dos preços que, naturalmente, devem ser super atrativos.