Impulsionamento não anula a relevância da entrega orgânica, mas existem várias estratégias. Devo impulsionar publicações com influenciadores no Instagram?

Muitas marcas ainda ficam na dúvida se devem ou não impulsionar as publicações de marca feitas por criadores de conteúdo.

Isso porque, entende-se que, o fato de utilizar um criador de conteúdo já é o bastante para alcançar um público totalmente novo. E, por vezes, maior do que o da própria marca.

As pesquisas apontam, inclusive, que o Instagram cresceu sua base de usuários nos últimos anos, saindo de 700 milhões para 1 bi de usuários ativos mensalmente.

Queda do engajamento

Por outro lado, o crescimento de redes sociais concorrentes, apesar de não encolher a base de usuários, acabou por contribuir para a queda no engajamento.

Mas não posso deixar de mencionar as dificuldades que a plataforma e seus algoritmos vem colocando sobre marcas e criadores de conteúdo, reduzindo consideravelmente o alcance orgânico, que sempre foi um diferencial no Instagram.

A gente percebe que as plataformas estão tirando engajamento do criador. É difícil garantir a entrega orgânica, porque ela só existe entre a audiência que o criador de conteúdo já tem, e olhe lá!

Atualmente, a maioria das marcas ainda preferem realizar ações com criadores de conteúdo no Instagram, seguido do Facebook e, em terceiro lugar, no TikTok.

Segundo relatório da MeltWater, das campanhas de marca analisadas, 94% delas circularam no Instagram, contra 43% no Facebook, 13% no TikTok e apenas 10% no Youtube

Investir em publicidade paga

Talvez seja o momento de rever os investimentos em publicidade e parcerias com creators em outras plataformas e formatos. Incluindo em conteúdos por áudio que, como eu disse anteriormente, está em ascensão em 2022.

Mas não é só isso! Um relatório da  HootSuite demonstrou que uma boa parcela dos profissionais de marketing estão integrando suas ações pagas e orgânicas e obtendo bons resultados.

É importante saber que o tráfego pago e o alcance orgânico ocupam papéis diferentes numa campanha e impactam o seu sucesso de maneiras diferentes também, logo, uma ação não exclui a outra.

O tráfego pago ajuda a impulsionar, chegando nos seguidores dentro e fora da base do criador, usando a campanha como modelo para campanhas de mídia.

É legal, também, que a marca contrate alguém que seja especialista em tráfego pago. Esse profissional vai saber traduzir exatamente o que a marca deseja obter com o impulsionamento, evitando desprender recursos em ações de baixo retorno.

Feed cronológico

A recente atualização do Instagram, permite que o usuário personalize seu feed, recebendo conteúdos em ordem cronológica, ou priorizando a entrega de contas favoritas. Como resultado as marcas precisarão rever algumas estratégias.

Essa atualização, provavelmente vai obrigar as marcas a estudarem com muito mais profundidade os comportamentos de consumo dos públicos que deseja alcançar. Ou seja, vai impactar na entrega orgânica das publicações.

É muito importante que as marcas entendam que, nesse formato de entrega do feed, a personalização do conteúdo é que vai fazer dele um post relevante para o público.

Por outro lado, se os usuários optarem por manter a exibição de seus feeds influenciado diretamente pelas recomendações do algoritmo, haverá um crescimento positivo do alcance fora da base de seguidores.