Hoje, mais do que nunca, as pessoas cobram posicionamentos e atitudes de marcas e pessoas com notoriedade que se prestam a relacionar seus nomes às questões sociais e políticas que estamos cercados diariamente.

Ou apenas cobra de pessoas famosas retratação diante de erros que são considerados inadmissíveis, normalmente relacionados a um grupo mais vulnerável de nossa sociedade.

Com isso dito, o primeiro conselho que posso te dar é pesquisar ou conversar com um especialista no assunto para abordar esses temas que exigem certo manejo e cuidado.

Porém, como todos os seres humanos, você e eu estamos passíveis de cometer erros e é esse o ponto do meu texto hoje: o que fazer depois de errar?

Errei, o que eu faço?

Primeiro, como em qualquer situação em que cometemos um erro, é preciso reconhecer nossa falha e nos desculparmos por ela.

Assim você demonstra ter tomado conhecimento do seu erro e se mostra disposto a aprender sobre o assunto para mudar a sua abordagem sobre ele.

Porém, como todos nós sabemos, as pessoas não reagem de forma igual a uma experiência como essa, então também peça ajuda para pessoas próximas que sabem do que estão falando e as escute quando estiverem tentando te ajudar.

Ninguém gosta de errar, mas não dá para se fechar em uma bolha e bater o pé para ter razão. É importante nesse processo estar disposto a desenvolver seu pensamento sobre algo que gerou polêmica e é considerado importante para outras pessoas.

Vai uma ajudinha externa?

Em casos mais graves, apenas pedir desculpas não é o suficiente, então é preciso colocar o assunto de novo em pauta de uma forma que corrija o dano causado por uma fala anterior errônea. É nesse ponto que os criadores de conteúdo entram.

Ninguém melhor para falar sobre um tema que tenha ofendido um grupo do que um criador de conteúdo que faça parte desse nicho ofendido de alguma maneira.

Veja alguns exemplos!

Quando se trata de um erro relacionado ao racismo, o ideal é convidar uma pessoa negra que tenha conhecimento sobre o assunto, para falar sobre o tema com você e com a sua equipe.

E depois de aprender sobre o tema, não cometa o mesmo erro! Caso aconteça um novo deslize, e é possível se retratar no ato, se desculpe e logo apresente a informação correta que aprendeu com seu primeiro erro.

Outra sugestão, ainda mais importante talvez, é: “tenha uma equipe de trabalho diversa!”.

Busque  perfis de profissionais com conhecimento de seus próprios lugares de fala e aprenda com eles.

Contrate pessoas LGBTQIAP+ , negras e de origens econômicas diversas.

Melhor do que aprender com o erro, é evitar de cometê-los, então dê espaço para que seu time possa ensinar o caminho das pedras.

Errar e aprender!

Mas é claro que tudo o que eu disse aqui não acontecerá de um dia para noite, então claro que

você pode errar de novo. Mas se manter no erro com constância quer dizer que você não aprendeu ou não se importou em mudar de fato esse seu pensamento.

Portanto, quanto mais se empenhar em mudar determinado comportamento, mais perceptível será o seu comprometimento com sua audiência.