Segundo a terceira edição da pesquisa ROI e Influência 2021, realizada pela Youpix, consultoria sobre influência e comunicação digital, neste ano os investimentos em marketing devem crescer até 71% em relação aos investimentos de 2020.

Isso pode ocorrer graças à visão dos executivos de alto cargo que hoje percebem o Marketing de Influência como parte central das estratégias de comunicação e divulgação.

A pesquisa coletou informações de 94 empresas grandes.

Onde mais de 60% das respostas foram obtidas através de CEOs, diretores, gerentes e coordenadores de diferentes segmentos, ou seja, grandes executivos empresariais.

Pela primeira vez, desde as primeiras pesquisas divulgadas pela Youpix, dentre as empresas entrevistadas, nenhuma trata o Marketing de Influência como algo não importante.

Ou que não faz parte do campo de interesse das estratégias de divulgação de sua marca.

Hoje, esse campo conquista um grande espaço entre as marcas, principalmente entre as de grandes empresas.

Além disso, para 83% dessas empresas o fator COVID-19 contribui com essa afirmação.

Uma vez que durante a pandemia a forma mais segura e estratégica de divulgar uma marca é através da internet. Muitas vezes elas fazem uso da popularidade dos influenciadores para conquistar seus objetivos.

35% dos entrevistados apontam a dificuldade de encontrar o influenciador ideal para sua marca como motivo para não investir mais no ramo.

Enquanto 32% acham o valor desse serviço muito caro, além de 27% dos entrevistados julgarem a profissionalização desse ramo muito baixa.

Mesmo com esses problemas entre profissionais e empresas contratantes do Marketing de Influência.

40,6% desses investidores ainda não definem metas prévias e nem cobram resultados dos influenciadores contratados.

Segundo a própria Youpix isso é um problema, pois a consultora acredita que organizar e definir metas ainda durante o planejamento de uma campanha torna a mais realizável.

Questões como a medição da eficácia ou não de um influenciador.

Além disso, com asse planejamento prévio, é possível ir além de números que apenas marcam o alcance e o engajamento de posts.

Por fim, a orientação que te dou é que, seja qual for o objetivo da sua empresa, é preciso pensar em como colocar em prática táticas que contribuam com sua marca.

Isso quer dizer que, não se deve levar em consideração apenas a força numérica de um influenciador quando pretende contratar um serviço de Marketing de Influência.

Mas, principalmente a potência do conteúdo que ele produz e adequação disso às estratégias que você deseja utilizar na sua marca.